Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Jovem

Imagem

UAW manifesta apoio aos metalúrgicos do Brasil para a paralisação do dia 29

Em ofício enviado ao Presidente da CNTM, Miguel Torres, UAW manifesta seu apoio à paralisação do dia 29

A campanha da Força e da CNTM, “Cortar Direitos NÃO Gera Emprego! Retomada da Economia Já!”, corre o país para alertar a população dos riscos que os ataques aos direitos trabalhistas e sociais representam ao desenvolvimento do Brasil.

Além de material de divulgação instalado em grandes capitais do país, contou no dia 5 de setembro com a paralisação de mais de 15 ml metalúrgicos da Grande Curitiba para exigir do governo medidas concretas para a retomada da economia sem atingir os direitos da população. A luta dos metalúrgicos de Curitiba repercutiu na imprensa e no movimento sindical, tomando conta de todo o Brasil.  

Já no dia 11 de setembro, em São Paulo, em reunião na CNTM, ficou acertada a união de mais de 500 sindicatos de metalúrgicos de todo o Brasil para puxar a luta nas fábricas e  pela paralisação geral no dia 29 de setembro.

É hora de luta! É hora de resistência! Paralisação geral no dia 29 para deixar claro que não vamos aceitar retirada e corte de direitos.

Confira a carta enviada pela UAW

“Em nome dos mais de um milhão de membros ativos e aposentados do Sindicato Internacional dos setores Automobilístico, Aeroespacial e de Implementos Agrícolas - UAW, eu escrevo para expressar a nossa solidariedade e apoio aos Metalúrgicos e Metalúrgicas Brasileiros em seus esforços para defender os direitos trabalhistas e contra os políticos de direita, empresários e seus aliados no Congresso.

Apoiamos plenamente a paralisação nacional dos metalúrgicos no dia 29 de Setembro. Nós apoiamos sua chamada para unidade entre todas as Centrais Sindicais, Confederações, Federações de Trabalhadores e demais Sindicatos de todo Brasil.

Nos solidarizamos contra a terceirização sem limites, a jornada de trabalho de 12 horas e o aumento da idade mínima para aposentadoria. Assim como vocês, achamos injusto o fato de que, quando a economia cresce, os lucros ficam com as grandes empresas e bancos, porém, quando a economia desacelera, os trabalhadores são obrigados a pagar o preço.

Nós os apoiamos sua luta por saúde, educação, habitação e transporte público de qualidade e também apoiamos seus esforços para por fim nas políticas econômicas que servem apenas aos interesses dos bancos e das grandes corporações.

Nós também acreditamos que eliminar direitos trabalhistas não gera novos empregos. O excepcional apoio de todas as Centrais, Confederações e Sindicatos Brasileiros tem sido um ato exemplar de solidariedade internacional em nossas campanhas. As ações corajosas e bem sucedidas ao longo dos anos, mais uma vez, demonstram este fato.

 A solidariedade dos nossos irmãos e irmãs no Brasil tem sido essencial nas campanhas por justiça na Volkswagen e Nissan. O UAW está confiante que nós construímos uma parceria que se fortalecerá cada vez mais.

Em nome dos nossos membros eu gostaria de oferecer toda a nossa solidariedade neste momento difícil que o movimento sindical está atravessando no Brasil. Estamos ansiosos para trabalhar juntos no sentido de conseguirmos cada vez mais igualdade e justiça para todos os trabalhadores e trabalhadoras.

Em Solidariedade, Dennis Williams, Presidente, UAW Gary Casteel, Secretário Tesoureiro, UAW”




Quem é a UAW

A União Internacional, United Automobile, Aerospace and Agricultural Implement Workers of America (UAW) é um dos maiores Sindicatos e mais diversificados da América do Norte, com membros em praticamente todos os setores da economia.

Os representados pela UAW vão desde corporações multinacionais, pequenas fabricantes e governos estaduais e locais para faculdades e universidades, hospitais e organizações privadas sem fins lucrativos.

O UAW tem mais de 400.000 membros ativos e mais de 580.000 membros aposentados nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico.

A força única do UAW é a solidariedade entre os seus membros ativos e aposentados. Uma sólida maioria dos aposentados do sindicato permanece ativamente envolvida na vida de sua união, desempenhando um papel vital no programa de ação comunitária do UAW.

Desde a sua fundação em 1935, o UAW tem consistentemente desenvolvido parcerias inovadoras com os empregadores e negociou salários e benefícios líderes da indústria para os seus membros. Entre uma série de benefícios conquistados e avanços coletivos de trabalho, estão o primeiro plano de seguro de saúde pago pelo empregador para os trabalhadores industriais e programas de formação abrangente e educacionais.



Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.