Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Trabalhadores aprovam agenda de propostas na Conclat

Trabalhadores das cinco Centrais Sindicais (Força Sindical, CGTB, CTB, CUT e Nova Central) aprovaram, durante a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Conclat), ocorrida ontem no Estádio do Pacaembu,  em São Paulo, a “Agenda da Classe Trabalhadora”, carta contendo as propostas dos trabalhadores para um projeto nacional de  desenvolvimento, que será entregue aos candidatos à presidência do Brasil.

A agenda divide-se em 6 eixos estratégicos divididos em 249 propostas de desenvolvimento para o país. Entre as principais propostas estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o aumento real do salário mínimo, a reforma tributária, o fim do fator previdenciário, a democratização da comunicação, a democratização do Conselho Monetário Nacional (órgão que regulamenta a política monetária do país) e para que os recursos do pré-sal sejam utilizados na erradicação da pobreza e desigualdades sociais.

Participaram do evento cercas de 20 mil trabalhadores do país inteiro, lideres sindicais, políticos e estudantes. A agenda foi elaborada a partir das propostas aprovadas nas convenções de cada uma das cinco centrais sindicais e contou com orientações do Dieese.

A Força Sindical do Paraná marcou presença no evento com uma delegação com cerca de 250 trabalhadores.  “O evento serviu para mostrar que os trabalhadores estão antenados com a situação atual do país e por isso elaboraram um documento contendo não somente os anseios dos trabalhadores, mas sim de toda a sociedade brasileira” – disse o diretor de mobilização da Força, Nelson Silva de Souza. 

Para Clementino Tomaz Vieira,  presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), “as Centrais Sindicais ajudaram a minimizar os efeitos da crise mundial no Brasil, e agora contribuem mais uma vez com o desenvolvimento do país oferecendo uma agenda de propostas para os candidatos a presidente.”

A estrutura da Agenda da Classe Trabalhadora está divida em 6 eixos estratégicos divididos e 249 propostas.

6 Eixos:
- Crescimento com distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno
- Valorização do trabalho decente com igualdade  e inclusão social
- Estado promotor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental
- Democracia com efetiva participação popular
- Soberania e integração internacional
- Direitos Sindicais e negociação coletiva

249 propostas: (veja as principais)
-  Aumentar o valor dos benefícios sociais
- Implantar o imposto sobre grandes fortunas e heranças
- Extinguir o fator previdenciário
- Garantir que os recursos do pré-sal sejam usados na área social
- Dar aos trabalhadores participação em agências reguladoras
- Fazer a reforma política
- Fazer a reforma tributária
- Democratizar a comunicação 
- Dar direito irrestrito de greve a servidores públicos
- Reduzir a jornada de trabalho para 40 horas semanais

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.