Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Volvo comemora: Governo mantém IPI zero para caminhões e tratores até o fim do ano

O governo anunciou ontem que  vai manter o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em zero para caminhões e tratores até o final do ano. Isso fortalecerá a produção de empresas como a Volvo já que, segundo disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, “a venda de caminhões deslanchou no final do ano passado”.

A intenção é manter o atual incentivo ao investimento, de modo a aumentar a capacidade de produção e sustentar o crescimento da economia.  Com a medida o governo deixa de arrecadar R$ 280 milhões até o final do ano

No caso de veículos comerciais leves, como pick ups e camionetes, a alíquota de IPI permanecerá em 4% até o final do ano. Dessa forma, a alíquota do IPI ficará em 4% até o final do ano. Nesse caso o governo não arrecadará R$ 105 milhões.

Bens de capital – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, anunciou ontem também que manterá o IPI sobre bens de capital em 0% até o final do ano. Dentre os itens, estão incluídos silos para armazenagem, congeladores, refirgeradores industriais e peças de diversas máquinas e equipamentos.

Efeito IPI
Em dezembro de 2008, visando combater os efeitos da crise mundial e estimular as vendas no setor, o governo federal reduziu o IPI  para veículos à gasolina. Para carros, a medida se estendeu até o final de 2009.

A medida surtiu efeito e os emplacamentos de veículos (automóveis, ônibus e caminhões) apresentaram um acréscimo de 11,4% no ano passado, registrando o terceiro recorde anual consecutivo com 3,14 milhões de unidades.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2010, as vendas de veículos novos bateram mais um recorde, atingindo 1,317 milhão de unidades licenciadas. A produção alcançou uma nova marca no mesmo período, chegando a 1,43 milhão de unidades.

Fonte: ministério da Fazenda

Comentários

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.