Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Departamento da Mulher organiza palestras para trabalhadoras e aposentadas

No próximo dia 12 de abril, ocorrerá, na Sede Campestre do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, o Encontro de trabalhadoras e aposentadas, promovido pelo Departamento da Mulher. O evento busca, além de mobilizar mulheres de todas as idades, despertar a atenção para o Departamento. “A idéia é justamente fazer com que as mulheres se interessem por uma instituição que é voltada exclusivamente a elas, o que ajudaria, de alguma forma, na sua reativação”, explica Maria Ieda de Mattos, diretora do Departamento da Mulher.

O principal objetivo, contudo, é aconselhá-las, orientá-las em relação a determinados temas que são de fundamental importância em suas vidas profissionais. Serão realizadas palestras abordando questões como o assédio moral, a saúde e a segurança da mulher no trabalho. Com a palavra, a psicóloga Jussara Vargas dos Santos: “As pessoas, por viverem num mundo competitivo, acabam por se acostumar ao assédio moral. Chantagem profissional de superiores, picuinhas pessoais e maus tratos gratuitos vão minando a auto-estima da pessoa que, com medo de perder o emprego, se submete à situação opressora”.

A psicóloga, uma das palestrantes, ainda estende o problema à saúde da mulher: “Até por ser mais sensível que o homem, que se fecha mais por pura vergonha da situação, não é raro constatar casos em que essa violência contra a auto-estima, contra a integridade emocional da mulher, no caso, provoca casos de profunda depressão, fazendo com que a pessoa se descuide por completo. Quem sofre em um semelhante ambiente tem de estar consciente da ilegalidade do assédio moral e, é claro, de uma variação dele, que é o sexual”.

A coordenadora do Departamento da Mulher, Conceição do Carmo Xavier de Carvalho, por sua vez, comenta a importância de tais palestras: “É muito bom que as mulheres tenham acesso ao debate de assuntos assim, tão básicos para o seu próprio bem-estar”. O encontro será realizado das 9h às 13h e as inscrições podem ser feitas pelo telefone até o dia 9 de abril. No caso de empresas em que haja diretores, elas serão feitas pelos mesmos.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.