Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Renault: Protesto contra perseguição à organização sindical já dura mais de um mês! 1ª audiência será dia 27 de julho

Mesmo com o frio intenso dos últimos dias, o delegado sindical e metalúrgico da Renault, Robson Viera, o Jamaica, continua mobilizado e acampado em frente a montadora, em São José dos Pinhais. O ato de repudio contra a tentativa da empresa em querer coibir a atuação das lideranças sindicais e representantes dos trabalhadores completa nesta quarta-feira (14), 35 dias. O término do protesto só irá ocorrer quando a montadora rever a situação de Jamaica. Ele teve o seu contrato de trabalho suspenso após reclamar que a Renault estava descumprindo a NR-11, que estabelece a qualificação dos funcionários para determinadas funções.

No entanto, um possível retorno da Renault poderá ser dado no próximo dia 27, data da 1ª audiência entre Sindicato e empresa a ser realizada às 13h30 na 2ª Vara do Trabalho de São José dos Pinhais.

Enquanto a data não chega, o delegado sindical continua recebendo apoio de metalúrgicos (veja abaixo) e do Comitê de Grupo Renault, organismo internacional que representa todos os trabalhadores da montadora. Este ultimo, alias, pretende enviar uma delegação para a audiência do dia 27 de julho.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, “essa atitude da montadora é um ataque não somente aos trabalhadores mas também à legislação brasileira, que reconhece o direito dos trabalhadores em se organizarem de forma democrática e participativa. Exigimos que a empresa respeite  o trabalhador e a legislação e pare com as perseguições”.

Retaliação e demissões

De acordo com Jamaica, alguns trabalhadores da montadora já sofreram retaliações por organizarem um abaixo assinado solicitando o retorno do delegado sindical. Além da pressão no chão de fábrica, foram registradas também 100 demissões no último mês de junho.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.