Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

“No mínimo 50% maior do que em 2009”, destaca Butka no Seminário da Campanha Salarial 2010. Votação da pauta é hoje (26), às 19h, na sede do SMC!

“Temos que conquistar no mínimo 50% a mais em aumento real e abono do que foi alcançado em 2009, além do INPC (Indice Nacional de Preços ao Consumidor), é claro”, destacou o presidente do SMC, Sérgio Butka, ao analisar a boa fase das montadoras em 2010. A analise, que antecipa a votação da pauta (veja abaixo), sinalizou o Seminário Estratégico da Campanha Salarial das Montadoras de 2010, que teve o objetivo de definir as primeiras estratégias para a Campanha deste ano. O evento, realizado na manhã de hoje (26), na sede do Sindicato teve a participação de diretores e delegados sindicais das três montadoras do Paraná (Volvo, Renault e Volkswagen). Também participaram e colaboraram, o sociólogo e consultor sindical João Guilherme Vargas Neto, o economista do Dieese-PR, Cid Cordeiro e o advogado trabalhista, Iraci Borges. Os três profissionais, no entanto, embasaram o Seminário com previsões otimistas para os metalúrgicos das montadoras.

De acordo com Cid Cordeiro, a produção automotiva paranaense registrou crescimento considerável no 1º semestre deste ano. “Houve um aumento de 25% comparando com o mesmo período de 2009. A expectativa é que encerre o ano entre 15% e 20% o patamar de produção. Fato este que elevará a produção anual de veículos para 400 mil unidades no Paraná”, ressaltou Cid. “A atual conjuntura socioeconômica do país é favorável aos trabalhadores. E pode ser comprovada por vários indicadores, como por exemplo; aumento do emprego, ganhos salariais pelas categorias que tem data base e pelo próprio fluxo do consumo”, disse também otimista, o sociólogo João Guilherme. Para o advogado Iraci, os metalúrgicos precisam continuar com a mesma ousadia que sempre tiveram de serem expoente na lutas dos trabalhadores. “E o que certamente vai ocorrer por que é uma característica do metalúrgico da Grande Curitiba”, elogiou Iraci.

Além de sinalizar a luta deste ano nos 50% citados no inicio da matéria, o presidente do SMC, Sérgio Butka passou a seguinte mensagem, que está em vídeo na MetalTV: “Em todas as campanhas salariais precisamos de três elementos fundamentais: vontade, para buscar nossas conquistas, melhorias nas condições de trabalho nas fábricas, coragem, para enfrentar a briga com as empresas e o capital e ter atitude, em porta e fábrica”, reforçou Sérgio.

Votação da pauta de reivindicações. É hoje (26), às 19h na Sede do SMC!

Nesta segunda, 26 de julho, será dada a largada na Campanha Salarial 2010. Assembleia na sede do SMC, às 19h, irá votar a pauta de reivindicações para as montadoras Renault-Nissan, Volkswagen, Volvo e mais autopeças. Depois de aprovada, a pauta será referendada pelos trabalhadores nas portas de fábrica. Entre os itens, estão; INPC, aumento real, adicional de hora extra, piso salarial, redução de terceirizados e cargos e salários.  A assembléia será transmitida ao vivo no tópico Metal TV ao vivo, no metaltv.com.br.

Confira, logo abaixo, a videorreportagem da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.