Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

“Produção das montadoras deve atingir novo patamar histórico de produção no Paraná”, afirma DIEESE em coletiva no SMC

A produção das montadoras deve atingir novo patamar histórico de produção no Paraná. A previsão é do economista do DIEESE-PR, Cid Cordeiro e foi repassada à imprensa em coletiva realizada na sede do SMC na manhã desta terça-feira (10). O evento também contou com a participação do presidente em exercício do Sindicato, Jamil Davila, representantes sindicais das três montadoras (Volvo, Volkswagen e Renault-Nissan) além de estudantes de jornalismo da Pontífice Universidade Católica do Paraná (PUC).

De acordo com Cid Cordeiro, “a expectativa é de que o polo automotivo do Paraná atinja a produção recorde de 400 mil veículos até o final de 2010”. Caso esta marca seja atingida, um crescimento de 14% será registrado na comparação com a produção total de 2009, quando foram produzidas 350.678 unidades.

Embora este comparativo ainda ser uma previsão, a comparação do 1º semestre deste ano com o de 2009 já mostra bons sinais. Juntas, a três montadoras produziram neste período 204.219 veículos, apresentando um crescimento de 25% perante o 1º semestre de 2009.  Em São José dos Pinhais, foram produzidas 114.410, sendo 106.064 para a Volks e 77.077 para a Renault. Já na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) a Volvo registrou uma produção de 9.261 comerciais pesados (caminhões e ônibus).

Segundo a analise apresentada hoje de manhã, três fatores foram fundamentais para o crescimento nos 6 primeiros meses. “Este resultado deve-se ao aumento do crédito, da renda e das exportações. Este ultimo item apresentou um crescimento de 48% na comparação com 2009 ”, analisou Cid. O economista também comentou sobre os reflexos desta evolução no Paraná. “Isso representa a ampliação dos empregos, mais impostos para o estado e causa efeito dinâmico na economia paranaense”, disse Cid.

Analisando a boa fase do mercado automotivo, o presidente em exercício do SMC, Jamil Davilla é enfático. “Nós esperamos que o patronal tenha aprendido a lição de 2009 quando os metalúrgicos do Paraná se tornaram exemplo de mobilização e que apresente uma proposta digna a categoria”, ressaltou o presidente em exercício do SMC, Jamil Davilla.

Clique aqui e confira a analise do 1º semestre na íntegra do DIEESE. E logo abaixo, assista a reportagem da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.