Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Campanha Salarial: Indignação com descaso das montadoras faz metalúrgicos da Renault e Volvo paralisarem atividades por duas horas

Em sinal de protesto os cerca de 8 mil trabalhadores demonstraram mobilização e deram ultimato para as empresas apresentaram proposta decente. Hipótese de greve por tempo indeterminado não está descartada

A Campanha Salarial dos metalúrgicos das montadoras da Grande Curitiba começa a esquentar. Na manhã desta quarta-feira (15) os cerca de 8 mil metalúrgicos da Renault e Volvo mostraram unidade e mobilização nas assembléias do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). Em protesto ao descaso do empresariado que demonstra não querer avançar nas negociações, eles paralisaram as atividades por 2 horas na porta de fábrica.

Além da paralisação, realizada das 6h às 8h na Renault e das 8h às 10h na Volvo, os metalúrgicos deram ultimato para as diretorias das fábricas apresentarem propostas à altura da reivindicação da categoria. A bandeira de luta deste ano consiste em 12% de aumento salarial, 15% de aumento no piso e 50% de aumento no abono.

Na Volvo, trabalhadores do turno normal deram 48 horas para a empresa apresentar proposta. Até o momento nada foi apresentado pela diretoria da fabricante de caminhões situada na CIC (Cidade Industrial de Curitiba). Uma nova assembléia será realizada na próxima sexta-feira (17), às 8h. Caso as negociações não avancem uma greve por tempo indeterminado poderá ser deflagrada. O chão de fábrica aprovou encaminhamento que exige da empresa antes de qualquer debate, soluções para os seguintes assuntos: novas faixas no plano de cargos e salários, garantia da estabilidade de emprego para todos os dirigentes sindicais e o aumento no valor do vale-mercado.  Uma nova reunião entre SMC e Volvo está marcada para esta quinta-feira (16), às 16 horas na sede do Sindicato.

Também na Renault/Nissan, em São José dos Pinhais, os trabalhadores do 1º e 3º turno deram ultimato para a empresa melhorar a primeira proposta de 7% de reajuste salarial (4,29% de reposição da inflação e 2,60% de aumento real) apresentada ontem na reunião com o Sindicato. Um novo encontro entre representantes dos trabalhadores e diretores da montadora está marcado para esta quinta-feira (16), às 9h. Uma nova assembléia será realizada nesta sexta-feira (17), nas trocas de turno. Se a negociações não avançarem uma greve pode ser deflagrada a partir da próxima segunda-feira (20), quando vence o prazo de 72h. Esta agenda, no entanto, foi aprovada por unanimidade na assembléia do Sindicato realizada de manhã na rotatória próxima a Nissan.

Todo este descaso do patronal com a categoria metalúrgica contrasta com a boa fase do pólo automotivo do Brasil. “Nunca na história do país as montadoras ganharam tanto dinheiro. Portanto nada mais justo do que repartir o lucro com os metalúrgicos paranaenses que trabalham arduamente e produzem com qualidade. Mas sabemos que para conquistarmos grandes avanços este ano precisamos antes de tudo da mobilização dos trabalhadores”, ressaltou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Paralisações acontecem também hoje (15) à tarde
Trabalhadores do 2º turno das duas montadoras também vão paralisar as atividades na tarde desta quarta-feira (15). Na Renault, o protesto vai ocorrer das 14h às 16h e na Volvo das 16h às 18h.

Amanhã (16), Sindicato realiza assembléia na Volkswagen
A Campanha Salarial dos metalúrgicos das montadoras continua a todo o vapor. O Sindicato realiza nesta quinta-feira (16), nas trocas de turno, assembléia com os cerca de 4 mil trabalhadores da Volkswagen, em São José dos Pinhais. Na ocasião, eles vão votar os encaminhamentos repassados pelo SMC. Uma reunião com diretoria da montadora está sendo realizada nesta quarta-feira (16), na sede do Sindicato.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.