Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Pró-Ação realiza primeira etapa de treinamento para dirigentes sindicais

Foi realizada na manhã desta quinta feira (3), na chácara do SMC, a primeira parte do treinamento sobre segurança e saúde no trabalho para a diretoria plena do Sindicato. O objetivo é preparar os dirigentes para combater e prevenir os acidentes de trabalho por meio do planejamento e da intervenção sindical nas empresas.

Na ocasião, os alunos assistiram às palestras dos profissionais da área. O curso, que faz parte do Pró-Ação, uma parceria entre Força Sindical do Paraná e Governo do Estado, teve início com a apresentação do médico especialista em doenças ocupacionais Zuher Handar, que mostrou como deve ser a atuação sindical na prevenção de acidentes. “É preciso saber como se faz a intervenção nas empresas para buscar melhores condições de trabalho”, disse Zuher, sobre a atuação dos dirigentes sindicais.

Logo após, o engenheiro de segurança do trabalho Mario Freitas frisou a importância dos trabalhadores estarem atentos para supostas mudanças no maquinário das empresas, que visam aumentar a produção. “O funcionário precisa saber o que se passa no chão de fábrica, pois atrás de uma máquina existe um ser humano”, ressaltou Mario.

Os alunos também destacaram a importância do curso. “O Pró Ação nos dá mais subsídios para discutir esses problemas diariamente nas fábricas”, disse o diretor do SMC, Edson Antonio dos Anjos. Depois das palestras, os participantes se dividiram em quatro grupos e participaram de uma simulação cujo objetivo era buscar soluções para os acidentes de trabalho que acontecem no cotidiano.

No final da primeira etapa, os palestrantes fizeram mais algumas observações sobre a atuação sindical e um resumo das atividades do dia. “Foi ótimo, os dirigentes passam a ter mais conhecimento sobre o problemas de saúde e segurança do trabalho”, ressaltou o médico Zuher Handar. Nesta sexta (4), os participantes discutem os mapas de risco nos locais de trabalho e aprendem como fazer a intervenção sindical nessa situação.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.