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Requião e Beto Richa aderem à Campanha pela Jornada de 40 horas

A Campanha Unificada pela Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanais ganhou, na manhã de hoje, dia 15, duas adesões de peso. O governador do Paraná, Roberto Requião, e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, manifestaram apoio à luta pelas 40 horas. Durante o programa “Escola de Governo”, da TV Paraná Educativa, Requião reafirmou sua posição de defesa da classe trabalhadora (foto): “A jornada de 40 horas semanais já deveria ter sido conquistada pelos trabalhadores há muito tempo”. Requião foi o primeiro governador do Brasil a apoiar publicamente a redução da jornada de trabalho, o que rendeu elogios do presidente da Força Sindical nacional e deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. “Ele foi o primeiro governador a assinar nosso abaixo-assinado. Por isso, fiz questão de vir até aqui agradecer o gesto”, disse o sindicalista.

Ainda pela manhã, a coordenação da Campanha foi até a prefeitura de Curitiba conversar com o prefeito Beto Richa. A exemplo do governador, Richa também aderiu à luta dos trabalhadores e assinou o abaixo-assinado pelas 40 horas. “Nós apoiamos toda e qualquer iniciativa que vise a geração de novos empregos, o aquecimento da economia e a melhora na qualidade de vida dos trabalhadores”, afirmou Richa. O prefeito se comprometeu ainda a ceder espaços públicos como terminais de ônibus para a coleta de assinatura para o abaixo-assinado das 40 horas. Amanhã, dia 16, a partir das 10 horas, a coordenação da Campanha participa de uma audiência pública na Assembléia Legislativa com todos os deputados estaduais do Paraná. O objetivo é sensibilizar os parlamentares quanto à importância da redução da jornada e promover o debate sobre o assunto, inclusive com a classe patronal.

A Campanha

A Campanha Unificada pela Redução da Jornada de Trabalho de 44 para 40 horas semanais sem Redução Salarial é uma iniciativa das centrais sindicais Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Geral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CGTB), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). A Campanha foi lançada em nível nacional pelas centrais no último mês de fevereiro. No Paraná, ela foi aberta oficialmente ontem, dia 14, com uma grande passeata reunindo 1,5 mil trabalhadores, que foram da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, no centro de Curitiba. Juntas, as centrais representam mais de 2,5 milhões de trabalhadores em todo o Paraná. A Campanha conta ainda com o apoio de entidades como a Federações dos Trabalhadores na Indústria do Paraná (Fetiep), Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (Fecep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Associação dos Auditores-Fiscais do Trabalho (AAFT) e Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (Iddeha).

Objetivos

 O objetivo da Campanha é conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da redução da jornada de trabalho. Para tanto, as centrais estão realizando diversas manifestações em prol da redução. As ações incluem mobilizações nas empresas, entrega de jornal, adesivo, camiseta, bandeira e outras peças de comunicações como outdoors espalhados pelas cidades. Além disso, um abaixo-assinado exigindo as 40 horas está circulando o país. A intenção é coletar mais de 1,5 milhões de assinaturas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 393/01, que está em tramitação na Câmara dos Deputados e reduz a jornada de trabalho no Brasil das atuais 44 para 40 horas semanais. Vale lembrar que em 1988, durante a Constituinte, o movimento sindical conquistou a redução da jornada de 48 para 44 horas. Porém, em alguns países, a jornada já é bem menor, como na Espanha, onde é de 36 horas, e na França, de 35 horas.

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