Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

30 dias de greve na Neodent: Hoje tem assembleia com os trabalhadores na sub sede CIC, às 17h30

Todos os trabalhadores da Neodent estão convocados para participar da assembleia com o SMC, hoje às 17h30, na sub sede da CIC (Rua Santa Fé, 45, próximo ao Mabu Hotel). A assembleia será para decidir os rumos da greve, que chega hoje ao 30º dia. Por isso, é estritamente necessária a presença de todos os trabalhadores.

Ontem (30), em retaliação à greve por melhores condições de trabalho, a Neodent, cortou o salário e a van que transporta os trabalhadores para a empresa. O golpe baixo, um atentando aos direitos humanos e trabalhistas, mostra o verdadeiro pensamento da  Neodent sobre o trabalhador.

Ação na UFPR
Na tarde da última terça (29) foi realizada uma ação no setor de odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para denunciar o descaso da Neodent com as reivindicações dos trabalhadores: Foi afixado nos murais e distribuído entre os professores e estudantes, um jornal que desmacara a falsa imagem de empresa responsável que a Neodent tenta passar para a mídia. Professores, que dizem ter estudado com o presidente da empresa, Geninho Thomé, e os alunos ficaram abismados com a forma como a Neodent trata seus trabalhadores. Uma estudante, que pediu para não ser identificada, resumiu bem a impressão que ficou a respeito da empresa: “A Neodent, que era pra ser um orgulho para nosso estado, está se tornando uma vergonha pelo jeito que está tratando o pessoal (trabalhadores).”


Na ultima quinta (25), os metalúrgicos quebraram o recorde de maior tempo em estado de greve já registrado nas empresas da base do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). Já são 27 dias parados, o que a torna a greve mais longa da categoria no Estado, superando as greves da Volkswagen, em 2009, e da CNH, em 1989, ambas com 21 dias.

A indignação dos trabalhadores se deve ao posicionamento da empresa, que se recusa a iniciar negociação sobre a data base dizendo que não tem condições financeiras, mesmo com um faturamento de R$ 230 milhões previsto para esse ano.

Além do reajuste salarial, os metalúrgicos querem iniciar negociação sobre abono salarial, vale-mercado, piso salarial, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e redução de jornada de trabalho, benefícios que já são concedidos por várias empresas menores ou do mesmo porte da Neodent.

A Neodent possui filiais em diversos  estados brasileiros,  exporta para vários países, entre eles: Estados Unidos, México, Portugal, Argentina, Marrocos e tem representantes espalhados nos cinco continentes. Até 2015, o objetivo da Neodent é dominar 10% do mercado mundial no setor de próteses.

Apoio internacional
A luta dos metalúrgicos da Neodent começa a despertar a atenção das organizações internacionais de defesa do trabalhador. A Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (Fitim) emitiu nota de solidariedade à luta dos trabalhadores e repudiou a atitude da Neodent em não se importar com as reivindicações dos metalúrgicos por melhores condições de trabalho.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.