Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Pró-Ação realiza treinamento para cipeiros da CIC

Foi realizado neste final de semana, dias 26 e 27, no Formar, em Guaraqueçaba, um treinamento de qualificação para cipeiros da região da CIC. A atividade faz parte do projeto Pró Ação, uma parceria entre a Força Sindical do Paraná e o Governo do Estado que tem o objetivo de atuar na prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

No primeiro dia, o diretor de saúde do SMC, Núncio Mannala, apresentou estatísticas sobre acidentes de trabalho no Brasil e alertou os cipeiros, “os dados são alarmantes, basta entrar no site do Ministério do Trabalho e conferir”, avisa Núncio.  Logo após o engenheiro de segurança do trabalho, Mario Freitas, realizou uma dinâmica de grupo, onde os cipeiros procuraram soluções para os riscos de trabalho com base no texto simulado em uma conversa de ônibus entre dois trabalhadores. “Essa atividade é muito importante, por que ela faz com que o funcionário fique alerta e perceba através de conversas informais, os perigos no chão de fábrica”, reforçou o engenheiro, que também falou sobre a importância de usar as EPIS (equipamento de proteção individual).

Na ocasião, o diretor do SMC, Olário Krieger, fez uma observação sobre os equipamentos, “o uso das EPIS é essencial para os trabalhadores, sem eles os riscos de acidentes tendem a  aumentar”, disse Olário. Ele também fez a sua palestra mostrando como o cipeiro deve agir perante o seu chefe na hora de negociar e como conversar com os colegas de trabalho para conquistar mais benefícios.

No dia seguinte, a psicóloga do SMC, Jussara Vargas dos Santos, apresentou uma palestra com o tema “A dimensão psicosocial no ambiente de trabalho”, que levanta os pontos negativos responsáveis pelo stress nas empresas, fruto da falta de empatia dos chefes frente os funcionários. “O trabalhador não participa das decisões e o gerente muitas vezes não sabe o que acontece no chão de fábrica”, denuncia Jussara. “Foi excelente, pois essa troca de idéias entre os ciperiosajudam e muito o nosso cotidiano”, frisou o metalúrgico João da Silva Santos.

Na próxima terça feira (29) será feita a entrega dos certificados de conclusão do curso e uma palestra com o médico especialista em doenças ocupacionais, Zuher Handar.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.