Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Começou: SMC se organiza para as lutas de 2011

Seminário de Planejamento Estratégico define as prioridades para o ano

Se organizar, para conquistar mais. Esse foi o objetivo do Seminário de Planejamento Estratégico 2011 do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) que aconteceu hoje na chácara do MetalClube de Campo, em São José dos Pinhais. Convidados pelo presidente Sérgio Butka a “pensar” o Sindicato, a diretoria plena do SMC passou o dia refletindo e discutindo as prioridades de luta para melhor organizar as ações para 2011 visando aumentar as conquistas para os trabalhadores.

Bandeiras como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, implementação de plano de cargos e salários e implantação de vale mercado, lutas já iniciadas durante o ano passado, serão intensificadas de modo mais efetivo. Em relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e à Data Base 2011, o objetivo é continuar garantindo os bons acordos que vem sendo realizados pelo SMC com o apoio e a mobilização dos trabalhadores. 

O SMC também pretende lutar pela estabilidade dos representantes sindicais, pela equiparação salarial entre pessoas de género e raça diferentes e aumentar o combate contra o assédio moral,  além de promover campanhas de conscientização e de inclusão social.

Outro assunto muito discutido pelos dirigentes foi a questão da sindicalização de novos associados. Verificou-se que é necessário um trabalho mais efetivo de conscientização dos trabalhadores para mostrar a necessidade de sindicalização visando fortalecimento da luta para a conquista de mais direitos. É preciso que o trabalhador que ainda não é associado reflita: Se não fosse pela atuação do SMC, será que os bons reajustes salariais, as PLRs, os abonos e outros benefícios conquistados todos os anos fariam parte da vida dos trabalhadores metalúrgicos?

Referência Nacional

Além do planejamento para 2011, os diretores também fizeram um balanço das lutas e conquistas do ano passado. O economista do Dieese, Cid Cordeiro, apresentou números dos acordos fechados em 2010 que comprovaram a vanguarda do SMC dentro do sindicalismo brasileiro. Segundo Cid, o aumento real de 5,5% conquistado nas Campanhas Salariais foi a novidade das lutas do movimento sindical nacional puxando para o alto as negociações de outras categorias.

“Nós, diretores do SMC, não somos mais do que a ressonância dos trabalhadores. É por isso que devemos nos organizar para construir um planejamento que possibilite durante o ano conquistas que venham ao encontro dos desejos dos trabalhadores metalúrgicos. O objetivo é aproveitar o bom momento da economia brasileira para intensificar a luta. E isso só é possível com planejamento e organização.”, diz o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Confira mais fotos aqui.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.