Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Federação Estadual dos Metalúrgicos do PR realiza reunião estratégica em Foz do Iguaçu

A Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) promoveu em 26 de janeiro uma reunião estratégica com os dirigentes da entidade em Foz do Iguaçu. O evento teve como objetivo a elaboração de um levantamento das ações realizadas pela Federação em 2010, além da realização de um planejamento estratégico para 2011.

Na primeira parte do encontro foi realizado um balanço das negociações salariais que foram fechadas pelos sindicatos filiados à entidade. Em 2010 a Fetim esteve coordenando as negociações da campanha salarial unificada dos metalúrgicos em todo o Estado. Na reunião, os representantes dos Sindicatos ressaltaram os avanços que a campanha unificada permitiu aos metalúrgicos paranaenses, como o fechamento de todas as convenções acima do piso salarial estadual. Outro avanço destacado no evento foi o aumento de acordos fechados por empresa. O MetalRepa, que representa os trabalhadores de reparação de veículos, por exemplo, relatou já ter fechado mais de 50 acordos por empresa.

Além disso, os dirigentes fizeram uma avaliação das ações desenvolvidas pela federação no ano passado. A entidade, que possui nove sindicatos filiados, que juntos representam cerca de 200 mil trabalhadores no Paraná, tem como missão principal lutar por melhores salários e condições de trabalho para a categoria metalúrgica do Estado.

Na segunda parte da reunião, os diretores da Federação elaboraram um planejamento estratégico para 2011. Para criar o projeto anual da entidade, a Federação contou com o apoio do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-econômicos (Dieese), da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e dos Sindicatos de metalúrgicos das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Irati, Paranguá.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, Sérgio Butka, defendeu a importância do fortalecimento da unidade dos sindicatos filiados na negociação coletiva. Além disso, reafirmou o compromisso da Fetim com as bandeiras trabalhistas em 2011. “Temos que continuar lutando por projetos do interesse do trabalhador, como o da redução da jornada e da regulamentação da terceirização”. Entre as bandeiras de luta estaduais, Butka destacou a luta em defesa do piso mínimo estadual: "Precisamos conquistar a regulamentação do piso estadual e implantar um mecanismo automático de reajuste, visando a elevação do poder de compra dos trabalhadores".

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Clementino Vieira defendeu a criação de um contrato coletivo nacional de trabalho, que prevê uma negociação nacional da categoria metalúrgica, na qual seriam discutidos itens, como a jornada e o piso. “O Contrato Nacional de Trabalho irá garantir mais avanços e fortalecer as lutas dos metalúrgicos do Paraná e de todo Brasil”.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.