Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Nota da Força Sindical sobre a tragédia de Realengo

O massacre de ontem (7 de abril) , no Realengo, Rio de Janeiro, perpetrado por um jovem aparentemente desajustado que assassinou friamente 12 adolescentes e deixou feridos outros tantos, alguns hospitalizados em estado grave, chocou o país e adicionou à nossa larga história de violências mais uma modalidade só conhecida em países desenvolvidos, lembrando os casos similares dos EUA, da Alemanha e Finlândia.

Antes de tudo, a Força Sindical solidariza-se com as famílias das vítimas e com a comunidade do Realengo, ciente que a dor e as recordações deste triste dia perdurarão por muito tempo entre os que perderam entes queridos e por todos os que, direta ou indiretamente envolvidos, terão que enfrentar os traumas de uma experiência abominável. Desde já exigimos das autoridades públicas a adoção de medidas de reforço na segurança das escolas públicas e de provimento de apoio psicológico a todos os necessitados.

Por outro lado, destacamos a necessidade de que o Estado brasileiro e as forças de segurança, em seus diferentes níveis, retomem com vigor as medidas visando fazer valer os ditames do Estatuto do Desarmamento e a vontade de mais de 59 milhões de brasileiros que, em referendo realizado no ano de 2005, expressaram seu repúdio ao comércio e uso de armas de fogo por civis.

O combate sem trégua ao contrabando e ao comércio ilegal de armas de fogo, a intensificação das campanhas pela entrega e destruição de armas em poder dos cidadãos e a realização cotidiana de ações das polícias para coibir o porte ilegal são fundamentais ao combate à criminalidade em geral e eventos como o ocorrido em Realengo no dia de ontem. Ressaltamos também a importância de maior interação entre as escolas com as comunidades.

Esta integração deve trabalhar no sentido de atender as aspirações populares, seus problemas e o encaminhamento de soluções viáveis, consolidando uma estreita e importante relação e construindo uma vivência participativa e produtiva entre escola e comunidade da localidade em que se situa.

Por Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.