Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

As lições do Paraná

A luta dos metalúrgicos das montadoras do Paraná, comandada pelo sindicato, pelo recebimento das PLRs negociadas tem conseguido em alguns órgãos da imprensa uma repercussão bastante positiva que merece ser destacada em alguns aspectos.

O primeiro deles é o papel dos ganhos salariais (mesmo os que não são incorporados legalmente aos salários) na luta que todos travamos para modificar as práticas rentistas em nossa economia e garantir a continuidade do desenvolvimento com distribuição de renda.

Todos escutam a barulheira que a mídia a serviço da jurolândia tem feito sobre a alta que teve a inflação, o que deveria impedir, daqui para a frente, ganhos salariais. Mas as conquistas de PLRs injetam recursos na economia, recursos não inflacionários que atendem às demandas mais essenciais dos trabalhadores e os ajudam a saldar suas dívidas.

O combate à inflação (que é uma exigência de todos nós) deve ser feito ampliando-se a oferta dos bens, garantida a produtividade do trabalho, eliminando, se possível, os focos reconhecidos da pressão inflacionária e procurando evitar o “carregamento” da inflação externa. Nada de juros mais altos nem de arrocho salarial!

A segunda lição de economia real que os metalúrgicos do Paraná nos proporcionam é o papel pró-cíclico do sindicato ao organizar a vontade dos trabalhadores em suas campanhas. Contra o discurso derrotista e irrealista do presidente da Volkswagen o sindicato tem afirmado pura e simplesmente que as PLRs são devidas por conta da produtividade alta e do desempenho dos trabalhadores e da boa situação das empresas que pretendem crescer e ampliar os investimentos. Com isto os metalúrgicos das montadoras do Paraná ajudam a equilibrar nacionalmente o mercado de trabalho (incluindo emprego e remuneração) entre as diversas regiões do Brasil por onde se estendeu a fabricação automotiva.

Em terceiro lugar o orgulhoso exemplo das lutas e das vitórias vai ajudando a “quebrar o gelo” da mídia e desmontar a histeria dos rentistas na preparação das futuras campanhas salariais de grandes categorias de trabalhadores em São Paulo e em todo o Brasil.


João Guilherme Vargas Neto
Consultor Sindical

Fonte: Força Sindical - 11/05/2011

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.