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Cresce venda direta de montadoras para consumidores e empresas

As vendas diretas das quatro maiores montadoras instaladas no país atingiram 32,74% dos automóveis e comerciais leves emplacados no acumulado de janeiro a agosto deste ano, patamar bem superior ao registrado no mesmo período em 2010 (26,35%).

O percentual de vendas diretas de Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford para empresas, que inclui frotistas como as locadoras, passou de 55,73% do total de licenciamentos para pessoa jurídica nos oito primeiros meses de 2010 para 72,72% neste ano, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pela Fenabrave (federação das concessionárias).

O movimento já havia sido abordado em julho pelo presidente da GM na América do Sul, Jaime Ardila. "O varejo está parado", comentou o executivo na ocasião, lembrando as medidas tomadas pelo governo federal para reduzir a concessão de crédito com o objetivo de controlar a escalada da inflação. "A única demanda sustentável é a do varejo", ressaltou.

DESCONTOS
Sergio Reze, presidente da Fenabrave, afirma que as vendas de carros 1.0 estão sendo direcionadas pelas montadoras para esse público, "com descontos superiores a 25%".

Para evitar a concorrência desleal com as concessionárias, os frotistas que têm benefícios tributários na compra são obrigados legalmente a manter esses carros por pelo menos um ano antes de vendê-los. No entanto, segundo o executivo, nem sempre esse prazo é cumprido e a fiscalização é falha.

Reze critica ainda a estratégia das montadoras, que, na sua opinião, deveriam conceder descontos maiores para os consumidores, já que são eles que "sustentam o negócio".

As vendas diretas para pessoa física, que incluem taxistas, por exemplo, também subiram, passando de 11,24% para 14,80% do total de emplacamentos feitos por consumidores neste ano. Vale lembrar que, em todos os casos, a entrega do produto é feita por uma concessionária, que tem um pequeno ganho com a operação.

O executivo comentou ainda o aumento dos estoques nas lojas, levando a situação "ao limite". "Nossa grande preocupação é saber qual será o movimento de produção das montadoras. Está complicado", acrescentou.

Para ele, propagandas levando o consumidor a acreditar que o desconto oferecido em determinado produto vai vigorar só naquela semana ou naquele feirão não surtem mais efeito porque há "liquidações diárias".

PARTICIPAÇÃO NAS VENDAS DE JANEIRO A AGOSTO  (Considerando automóveis e comerciais leves)

Fiat - 22,44%
Volkswagen - 20,66%
GM - 18,39%
Ford - 9,42%

Fonte: Folha de São Paulo - 02/09/2011

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