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Renault deve investir R$ 1,5 bilhão e gerar 2 mil empregos no Paraná

Além de ampliar a fábrica e desenvolver novos modelos, montadora planeja construir centros de tecnologia, engenharia e distribuição. Projeto, que pode chegar a R$ 1,8 bilhão, receberá benefícios fiscais do governo estadual

A Renault deve anunciar no próximo dia 5 de outubro um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão na ampliação de suas operações no Paraná. O projeto prevê aumento de produção, lançamento de novos modelos e geração de pelo menos 2 mil empregos, dos quais mil somente neste ano. Além de novos veículos, a ampliação contemplará a criação de um centro tecnológico de desenvolvimento de novos produtos para as Américas, um centro de engenharia e treinamento e ainda um centro de distribuição de peças.

Segundo fontes que acompanham as negociações, o projeto tem potencial para chegar a R$ 1,8 bilhão em investimentos até 2015. Trata-se do programa mais ousado da empresa desde o anúncio da sua instalação no Brasil, há 15 anos. O protocolo de intenções deve ser assinado pelo presidente mundial da Renault, Carlos Ghosn, e pelo governador Beto Richa. A produção, que em 2010 ficou em 160 mil veículos e deve somar 200 mil neste ano, poderá alcançar algo entre 300 mil e 400 mil automóveis por ano na fábrica da empresa, que fica em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba).

A Renault, que já trabalha com o terceiro turno de produção na fábrica brasileira, tem planos de elevar de 5% para 8% a sua participação no mercado brasileiro até 2016. Do investimento total que será anunciado, cerca de R$ 1 bilhão será investido até 2013.

Tributos
A montadora vai aderir ao programa de incentivos Paraná Competitivo, do governo estadual, que tem, como principal benefício, a prorrogação do prazo de recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A vantagem vai valer para os novos modelos produzidos. A empresa também terá incentivo de ICMS na importação.

Em troca, a Renault vai antecipar o pagamento do ICMS que foi prorrogado desde que anunciou sua instalação no Paraná, pelo antigo programa Bom Emprego, e se compromete a exportar e importar cerca de 90% dos seus veículos pelo Porto de Paranaguá – no ano passado, a montadora transferiu parte das importações de veículos para o porto de Vitória (ES). A empresa também se compromete a atualizar os modelos de veículos e garante investimentos por pelo menos mais uma década e permanência no estado por no mínimo 20 anos.

No fim de agosto, o governador Beto Richa esteve em Paris para tratar do assunto com Carlos Tavares, chefe mundial de operações da companhia. Procurados, Renault e o governo do estado preferiram não comentar detalhes sobre o projeto de ampliação.

Participação
A Renault é a quinta colocada no ranking das montadoras no país, atrás de Fiat, Volks, GM e Ford. A meta da empresa é acelerar rapidamente sua presença no mercado brasileiro. Em termos mundiais, a companhia detém 10% de participação, mas no Brasil a fatia está em 5%.

Com o fraco desempenho dos mercados da Europa e dos Estados Unidos, a tendência é de que as marcas busquem atuar de forma mais agressiva em mercados aquecidos, como o Brasil. O país caminha para se tornar, até o fim do ano, o segundo maior mercado mundial da Renault, atrás apenas da França.

Em entrevista à Gazeta do Povo no fim de agosto, o chefe mundial de operações, Carlos Tavares, contou que as regiões fora da Europa Ocidental vêm ganhando espaço nas vendas. “Hoje 45% das nossas vendas são fora dessa região, com tendência maior crescimento nos próximos anos”, disse o executivo.

Números
200 mil veículos devem ser vendidos pela Renault no mercado brasileiro em 2011, segundo as metas da empresa. O volume representa um crescimento de 25% sobre 2010 (160,3 mil unidades). De janeiro a agosto, as vendas da montadora cresceram 20,3%, quase o triplo da média do mercado (7,5%).

283 mil unidades por ano
é a capacidade atual do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, onde Renault e Nissan produzem veículos de passeio (até 224 mil por ano) e utilitários (59 mil). O complexo também pode produzir anualmente até 380 mil motores. O objetivo da Renault é que, com os investimentos dos próximos anos, a produção anual de veículos de sua marca suba para até 400 mil unidades.

A Renault, que já trabalha com o terceiro turno de produção na fábrica brasileira, tem planos de elevar de 5% para 8% a sua participação no mercado brasileiro até 2016. Do investimento total que será anunciado, cerca de R$ 1 bilhão será investido até 2013.

Fonte: Gazeta do Povo - 28/09/2011

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