Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Oposição tenta barrar tarifaço do Detran na Justiça

Oposicionistas alegam que aumento de até 271% nas taxas do Detran  só pode custear os serviços oferecidos, mas governo pretende usar os recursos na segurança pública

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná entrou ontem com duas ações para tentar derrubar o tarifaço do governador Beto Richa (PSDB) que vai aumentar em até 271% as taxas do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran) a partir de fevereiro. O principal argumento é que, segundo a lei, as taxas devem apenas custear o serviço oferecido. Já o governo diz que a intenção do reajuste  é aumentar o caixa do Estado e destinar parte para a segurança pública. Nos próximos dias, o senador Roberto Requião (PMDB) promete também ir à Justiça contra o aumento das tarifas. A bancada governista no Legislativo contesta as alegações dos oposicionistas.

Ontem, os sete deputados do PT e o peemedebista Anibelli Neto entraram com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) contra o tarifaço. Eles também protocolaram uma representação no Ministério Público Estadual, que foi subscrita por Requião, alegando a inconstitucionalidade da lei. O senador ainda deve entrar com uma ação popular em uma das quatro varas da Fazenda Pública de Curitiba.

Para os deputados, o artigo 129 da Constituição Estadual, que trata de tributação, definiria de maneira clara que taxa é um tributo que deve ser instituído com o fim exclusivo de custear o serviço prestado. “O valor das taxas deve ser estabelecido conforme critérios de equivalência razoável e proporcional entre o custo real dos serviços e o montante a que pode ser compelido o contribuinte a pagar”, diz a ação.

“O governo Richa está fazendo exatamente o contrário ao justificar que o lucro proveniente do reajuste abusivo das taxas será destinado para outras áreas, como a segurança pública”, criticou o líder da oposição, Enio Verri (PT), ressaltando que o Detran já é um órgão superavitário. “Além disso, a lei não dá a certeza aos paranaenses de que o lucro do Detran vai ser realmente investido em segurança, apenas assegura que esta decisão será feita pelo governador, por decreto. É um cheque em branco para o governador.” Com o reajuste, o Detran deve arrecadar R$ 151,4 milhões a mais do que o governo estadual previa para o ano que vem.

Em resposta às críticas, o líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), disse que ir à Justiça é um direito da oposição, mas ressaltou que, com o apoio do PT, Requião  (PMDB) propôs reajuste de até 230% nas taxas do Detran em 2007, quando era governador – a mensagem foi retirada pelo peemedebista. 

Fonte: Gazeta do Povo – 23/11/2011

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.