Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Com medidas, indústria do PR ganha fôlego em 2012, diz Fiep

Depois de patinar no primeiro trimestre, a indústria do Paraná deve voltar a crescer no mesmo nível que no ano passado com asmedidas de incentivo anunciadas ontem no pacote industrial do governo. Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, as mudanças – principalmente a desoneração da folha de pagamento, o estímulo ao crédito e a taxação aos importados – devem favorecer os resultados a partir, principalmente, do segundo semestre. No ano passado, as vendas da indústria do estado cresceram 5,8%, mas para este ano a previsão era de um avanço da ordem de 3,5%. “Não são mudanças estruturais, mas que atendem a várias demandas do setor. Acho que podemos crescer como em 2011 ou até um pouco mais”, disse.

De acordo com ele, os pontos positivos do pacote foram a ampliação da desoneração da folha de pagamento – que beneficiou setores intensivos de mão de obra, como vestuário, materiais elétricos, autopeças, mecânico e de bens de capital –e o incentivo ao crédito para capital de giro e investimento.

A indústria também deve ganhar um fôlego a mais com o adiamento do pagamento de PIS e Cofins, referentes aos meses de abril e maio, para novembro e dezembro deste ano.

A concorrência, por outro lado, deve diminuir com o aumento de PIS e Cofins para importados e a unificação da alíquota de ICMS na importação para 4% – que depende de aprovação no Congresso –, colocando um fim na chamada “guerra dos portos”. “O que estava acontecendo era um absurdo. Vários setores estavam com problemas para concorrer com importados”.

Campagnolo diz ainda que o governo se comprometeu a fiscalizar mais de perto as importações para evitar a entrada ilegal de produtos no mercado. “O pacote de certa forma renova a esperança da indústria. A tendência é voltarmos ao equilíbrio”, diz Nelson Hubner, presidente do grupo Hubner, que fornece peças para o setor automotivo. Segundo ele, o grupo vai acelerar seus planos de expansão, que incluem a abertura de uma fábrica em Ponta Grossa e a ampliação da unidade de Curitiba.

Fonte: Gazeta do Povo  - 04/04/2012

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.