Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Metalúrgicos participam de evento da Força Sul

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, junto de mais 12 representantes paranaenses, esteve presente entre os 27 participantes do encontro da Força Sul, em Gramado (RS). O encontro ocorrido segunda-feira (9) também teve a participação do presidente da Força Santa Catarina, Oswaldo Mafra, e do presidente da Força Rio Grande do Sul, Cláudio Janta, além de diversos representantes de sindicatos. Na reunião foi avaliada a participação da Força Sindical, em especial dos três estados do sul, na Campanha Nacional da Redução da Jornada de Trabalho para 40 Horas, a Portaria 186 que aborda a Pluralidade na 2º e 3º instância da estrutura sindical e a participação da Força nos conselhos nacionais.

Campanha das 40 horas
Das 1.585.000 assinaturas entregues por seis centrais sindicais ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, no início do mês (3/6) em Brasília, 890 mil foram coletadas pela Força Sindical. De acordo com o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, o resultado reforçou a organização e a competência da entidade, sendo comemorado pelos integrantes. “Agora chegou a segunda fase da luta. Vamos acompanhar a apuração dos deputados no congresso e lutar pela redução da jornada de trabalho para 40 horas, sem redução salarial”, diz.

Portaria 186
A Portaria 186 tenta implantar a pluralidade na 2º e 3º instância da estrutura sindical. Se aprovada, a portaria permite, por exemplo, que uma categoria de sindicato possa ser filiada a determinada central, enquanto possa existir um outro sindicato da mesma categoria, filiado a outra central. Nas palavras do presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, “o posicionamento da Força é o de lutar pela revogação total dessa portaria, tendo em vista pontos nebulosos no teor da mesma”.

Participação nos conselhos
Na última pauta da reunião, foi confirmado o protesto da Força Sindical nos três estados do sul por maior representação nos conselhos nacionais. A Força Sul pretende se mobilizar para que seja de fato viabilizada essa possibilidade de maior participação dos estados de fora de São Paulo nos organismos.

Próximos encontros
Ficou marcado na reunião a realização da segunda plenária interestadual, que vai acontecer em Porto Alegre no dia 30/7. Também foi agendada a próxima reunião da Força Sul, que ocorre dia 7/7 em Florianópolis.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.