Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sérgio Butka fala sobre o 1º de Maio Solidário na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais

O presidente do SMC e da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, participou da sessão desta terça-feira (15) da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. O líder sindical falou aos vereadores e à população que lotou o plenário, sobre a 11ª edição do 1º de Maio Solidário, realizado no último dia 1º no Parque de São José dos Pinhais.

Butka relembrou um passado não muito distante, quando o evento era realizado na cidade. “O 1º de Maio nasceu aqui, na Praça do Verbo Divino. Com a reestruturação que aconteceu no município, este espaço acabou ficando pequeno. Fomos então para Curitiba, na Praça Nossa Senhora de Salete, e neste ano retornamos. O parque de São José dos Pinhais inaugurado ano passado tem uma estrutura adequada, um espaço mais amplo, boas condições. É como se fosse o Parque Barigüi dos são-joseenses”, comparou.

O presidente da central falou também sobre os motivos que levaram à volta do 1º de Maio ao município. “Decidimos retornar até pelo que São José dos Pinhais representa. É o segundo maior polo automotivo do Paraná, e um dos mais importantes do Brasil. Muitas empresas estão vindo para cá, o que gera mais emprego e renda no município”, disse.

Butka fez também um alerta sobre a falta de comprometimento de algumas empresas com os trabalhadores e com a própria cidade. “Temos que ter cuidado, pois algumas fábricas acabam recebendo incentivos para se instalar aqui, mas não dão a devida contrapartida aos trabalhadores e à população em geral. Muitas não se preocupam com a questão ambiental e acabam poluindo os mananciais. Outras têm condições de trabalho precárias. A ganância de parte dos empresários, que impõem um ritmo alucinado de produção, faz com que o número de acidentes de trabalho venha aumentando. Defendemos a geração de empregos, mas que esses empregos tenham qualidade e não deixem os trabalhadores doentes”, defendeu.

Sobre a edição 2012, Butka afirmou que o 1º de Maio é um evento plural e sem cores partidárias, e que autoridades de diferentes correntes políticas foram convidadas a participar. Ele afirmou que o objetivo é manter o evento em São José dos Pinhais para o ano que vem. “A ideia é fazer a próxima edição aqui, até para repetir o sucesso de 2012. Arrecadamos esse ano uma carreta de agasalhos, outras duas de alimentos. É o único 1º de Maio no Brasil feito de forma realmente solidária. Não é apenas um evento, e sim um espaço cultural para os trabalhadores”, finaliza Butka.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.