“Imprensa do SMC é referência na comunicação sindical brasileira”, afirma Eleno
O Departamento de Imprensa do SMC foi destaque no 1º Encontro Nacional de Comunicação, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) / Força Sindical, nos últimos dias 17 e 18 de junho, em São Paulo. A pedido da direção da Confederação, o coordenador do Departamento, jornalista Gláucio Dias, fez apresentação resumindo as estratégias de comunicação aplicadas na entidade (foto).
O presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Eleno José Bezerra, enalteceu a apresentação do SMC. “Comunicação não é gasto, mas sim, investimento. Nesse ponto, os metalúrgicos de Curitiba estão na frente, são exemplo para o país. Considero o site do SMC, por exemplo, o melhor do Brasil, inclusive superior ao de São Paulo, entidade a qual eu presido. Convidei a imprensa de Curitiba para apresentar seu trabalho justamente por isso, para servir como exemplo para os outros sindicatos que estavam lá”, ressaltou Eleno.
A apresentação do SMC foi feita para uma platéia formada por 150 jornalistas e dirigentes sindicais de 12 estados brasileiros, de 81 sindicatos de metalúrgicos de várias regiões. Na exposição, Gláucio Dias, coordenador de imprensa do SMC, ressaltou que a comunicação do Sindicato só chegou ao nível atual graças à maturidade e à consciência da diretoria sobre a importância da informação aos trabalhadores. “Sempre recebemos apoio da diretoria nas iniciativas de comunicação”, afirmou.
Dias apresentou as principais ferramentas de comunicação utilizadas no SMC, como as publicações A Voz do Metalúrgico, boletins por empresa, Jornal Mural, Metal TV, peças publicitárias, além do site www.simec.com.br, entre outros trabalhos. Relatou a história do departamento, criado em 1986, e apresentou a estrutura atual por meio de fotos. Ao final, Dias enumerou os profissionais do Departamento, hoje composto pelos jornalistas Guilherme Ochika e Felipe Lessa (redação), Eliseu Tisato (design gráfico) e André Nojima (foto e filmagem), além da editora de vídeo Grazielle Morais. A equipe é responsável pela redação, edição, revisão, diagramação, fotografia, filmagem e criação de peças jornalísticas, publicitárias e campanhas desenvolvidas pelo SMC.
Clique aqui e confira as fotos do evento.
Comente esta notícia