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Volkswagen pode elevar investimento no Brasil e voltar a fabricar carros da Audi no Paraná

O atual pacote de investimento da Volkswagen no Brasil, de R$ 8,7 bilhões de 2010 a 2016, pode ser insuficiente para atender todas as exigências de evolução tecnológica contidas no Inovar Auto, a política industrial desenhada para o setor automotivo de 2013 a 2017. “O Inovar-Auto traz novas necessidades de investir em engenharia, sistemas de segurança e redução de consumo de combustível. Para isso precisamos reavaliar nossos investimentos”, afirmou Thomas Schmall, presidente da empresa no País.

Segundo Schmall, desde o ano passado a Volkswagen já trabalha mais fortemente na atualização tecnológica dos carros que produz no Brasil. “Existe pressão natural do consumidor sobre isso, que tem direito a ter aqui os mesmos equipamentos e evoluções que existem em outros lugares do mundo”, disse. “Novas plataformas que serão feitas no País já contarão com mais tecnologias”, revelou.

Uma dessas novas plataformas da Volkswagen no Brasil é a PQ12, sobre a qual é montado o compacto Up!, lançado em 2011 na Europa, que deve começar a ser produzido na fábrica brasileira de Taubaté (SP) ainda este ano, equipado com novo motor 1.0 de três cilindros, este a ser fabricado em São Carlos (SP) com bloco e cabeçote de alumínio (leia aqui).

“O lançamento constante de novos produtos faz parte da estratégia de crescimento no País. Por isso crescemos e alcançamos o recorde de produção de 850 mil veículos em 2012”, disse Schmall, evitando revelar quais serão os próximos passos. “Vocês vão ver muitas novidades”, desconversou.

Sobre a ampliação em curso da fábrica de Taubaté, onde o Up! provavelmente será produzido, o executivo disse que é necessário esperar um pouco mais para definir o ritmo dessa expansão. “O mercado é quem vai nos dizer. Se precisarmos de mais produção, vamos fazer”, definiu. “Março é decisivo para avaliar como as vendas vão se comportar este ano. Depois deste mês poderemos avaliar com mais clareza o que precisamos fazer”, disse.

AUDI

A possibilidade da Audi, marca do mesmo grupo, voltar a produzir seus carros na fábrica da Volkswagen no Paraná, como aconteceu de 1999 a 2006, ainda está para ser definida oficialmente no próximo mês, porém a maneira como Schmall fala no assunto dá a entender que está quase tudo confirmado: “Se o Grupo Volkswagen, com 12 marcas, não conseguir fabricar um carro aqui, ninguém mais vai conseguir”, indicou. “Com o Inovar-Auto produzir no País virou uma necessidade, porque é possível importar o mesmo modelo (sem sobretaxação de IPI) por até 24 meses antes de começar a produzi-lo aqui.”

Schmall não confirma se será necessário investimento em ampliação da fábrica do Paraná para produzir um Audi lá. “Depende do carro a ser feito”, disse. Na semana passada, durante a convenção anual da marca na Alemanha, Bernd Martens, membro do conselho-diretor da Audi e responsável por compras, confirmou a intensão de voltar a fazer no Brasil o hatch A3. “Se acontecer, faz todo sentido usar e expandir algo já existente, como a área de Curitiba, para fabricar a família A3. É muito mais viável”, afirmou o executivo ao UOL Carros.

Viria junto a sétima geração do Golf, que é montado sobre a mesma plataforma – o modelo ainda é produzido em São José dos Pinhais, mas está três gerações atrasado em relação ao europeu. Então o Golf 7 também será feito no Paraná? “Não sei”, desconversa Schmall.

Fonte: Automotive Business

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