Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Ator Danny Glover participa de assembleia dos metalúrgicos da Grande Curitiba nesta sexta-feira (28)

Visita do ator hollywoodiano faz parte de intercâmbio para troca de experiências entre os metalúrgicos dos EUA e do Brasil. Danny Glover estará disponível para entrevistas nesta sexta (28), às 14h30, em frente a fábrica da Renault, em São José doso Pinhais

O ator hollywoodiano da série de sucesso “Máquina Mortifera”, Danny Glover, estará às 14h30, desta sexta feira (28), participando de uma assembleia dos trabalhadores da montadora Renault, em São José dos Pinhais. A visita do ator faz parte do intercâmbio entre o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e a United Auto Workes (UAW), entidade que representa os trabalhadores metalúrgicos e de outras categorias dos EUA e que também estará junto com o ator. Danny Glover estará disponível para entrevistas após a assembleia.
 
O intercâmbio visa, através da troca de experiências com o modelo brasileiro de sindicalismo, intensificar a mobilização dos trabalhadores norte-americanos para implantar a representação sindical na Nissan, situada em Canton, estado do Mississipi.

A classe trabalhadora dos EUA se depara com um país onde a representação não é obrigatória em vários estados – e o Mississipi é um deles. Lá, para ser representado é preciso que seja realizada na empresa uma eleição com voto aberto. Na maioria dos casos, o trabalhador acuado, vota sob a pressão dos patrões, favorecendo a empresa. Já os funcionários que votam a favor da representação normalmente são demitidos arbitrariamente.

“Além disso, a montadora não precisa prestar contas à nenhuma entidade governamental sobre demissões. É bom lembrar que as empresas e o estado ainda assustam a população dizendo que o Sindicato pode retardar a economia”, ressalta o diretor de relações internacionais da UAW, o brasileiro Rafael Messias Guerra.

Quando perguntado sobre a mobilização dos metalúrgicos da Nissan, o ator Danny Glover fala com orgulho: "De todas as lutas dos trabalhadores em todo o mundo, os trabalhadores da Nissan Mississippi têm um significado especial para mim. Partir de um lugar que era um campo de batalha importante do movimento dos direitos civis, para agora ser um centro de luta pelos direitos dos trabalhadores globais, é significativo".

“Este é um momento importante para os companheiros da Nissan do Mississipi. É a hora de intensificar a mobilização. Além de envolver sociedade, lideranças politicas e ativistas é preciso alertar trabalhadores do mundo inteiro, principalmente a classe trabalhadora brasileira, que é referencia mundial na luta por melhores condições de trabalho”, alerta o presidente do SMC, Sérgio Butka.  

Intercâmbio positivo

Os sindicalistas da UAW já fizeram um balanço positivo sobre o intercâmbio com o SMC. “O Sindicato daqui de Curitiba transmitiu muita coragem e esperança para os metalúrgicos do Mississipi. Agora sabemos que não estamos sozinhos na nossa luta”, ressaltou Ginny Coughlin, diretora da UAW, após reunião na sede do SMC. O depoimento de Gynni refere-se principalmente a ida do SMC aos EUA, em março, para debater a situação dos metalúrgicos de lá. O Sindicato foi representado pelo diretor Paulo Pissinini “No que diz respeito a direitos trabalhistas é impressionante verificar como estamos muito a frente em relação aos norte-americamos, ainda mais em um país onde se prega o tão falado sonho americano de liberdade”, ressaltou Paulo.


Danny Glover
Além de ator, é forte defensor público dos direitos dos trabalhadores nos EUA e ao redor do mundo.  Em 2010 foi preso ao apoiar protesto de trabalhadores da rede de restaurantes Sodexho, na cidade de Maryland. Sua esposa, Eliane Cavalleiro, é brasileira e originalmente de São Paulo. Danny é famoso por seus papéis em Máquina Mortífera, A Cor Púrpura e Ensaio sobre a Cegueira.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.