Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Danny Glover conhece luta dos metalúrgicos da Grande Curitiba


Mobilização sem fronteiras! Este foi o lema nas atividades realizadas pelo SMC nesta sexta-feira (28). Isto porque o Sindicato recebeu a visita de sindicalistas norte-americanos da United Auto Workers (UAW), metalúrgicos da Nissan do Mississipi e do ator e ativista Danny Glover. A celebridade de hollywood participou de uma assembleia na frente da Renault e ressaltou a importância do trabalho que o SMC realiza na Grande Curitiba. “O Sindicato de Curitiba tem histórico glorioso de mais de 90 anos de construção e organização. Se vocês estão aonde estão é por causa deste trabalho feito por varias gerações desta organização sindical”, ressaltou Danny, ao lado dos metalúrgicos dos EUA.

“Hoje o movimento sindical mundial precisa deste intercâmbio entre trabalhadores para que o capital que explora o trabalhador no Missisipi não explore mais em nenhum país”, analisa o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Antes da assembleia na montadora, durante a manhã, os militantes da UAW conheceram a história de luta do SMC no memorial Theodoro Cassins. Eles também debateram a situação dos metalúrgicos da Nissan da cidade de Canton que lutam pela implantação da representação sindical na montadora (veja mais abaixo).

Logo após a reunião com o Sindicato, o presidente da UAW, Bob King ressaltou a importância do intercâmbio com o SMC. “Estamos muito entusiasmados e nos sentimos inspirados pelos metalúrgicos de Curitiba que são um exemplo de avanço por melhores condições de trabalho”.

Situação
A classe trabalhadora dos EUA se depara com um país onde a representação não é obrigatória em vários estados – e o Mississipi é um deles. Lá, para ser representado é preciso que seja realizada na empresa uma eleição com voto aberto. Na maioria dos casos, o trabalhador acuado, vota sob a pressão dos patrões, favorecendo a empresa. Já os funcionários que votam a favor da representação normalmente são demitidos arbitrariamente.

Mais informações e reportagem da MetalTV em breve.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.