Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Pró-Ação qualifica cipeiros de Araucária

Nos dias 2 e 3 de agosto, o Projeto Pró-Ação qualificou cerca de 50 trabalhadores metalúrgicos de Araucária para a questão de saúde e segurança no ambiente de trabalho. O evento ocorreu em Guaraqueçaba, litoral paranaense, e de acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, “foi realizado com a missão de conscientizar e melhor preparar o trabalhador da CIPA”.

Butka ainda ressaltou que além do curso, para melhor eficiência na prevenção dos acidentes, é importante que o trabalhador de fato se preocupe com a questão da saúde e segurança no trabalho. “O mundo moderno e as empresas vêm fazendo com que os trabalhadores precisem se preocupar cada vez mais com a sua saúde no ambiente de trabalho. É cada vez mais comum ver trabalhadores com stress emocional e L.E.R. (Lesão por esforço repetitivo), entre outros, e a missão do sindicato é alertar para tais assuntos”, afirma.

As oficinas abordaram assuntos sobre as competências da CIPA, os acidentes de trabalho, legislação, entre outros.  O evento contou com palestras do engenheiro de segurança do trabalho, Mário Freitas, do diretor do departamento de saúde do SMC e da Força PR, Nuncio Mannala e da psicóloga do SMC, Jussara Vargas.

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho, tratou-se de um curso interessante para o trabalhador, pois este entra em contato com novos temas e fatos, ampliando o conhecimento na área. “Trata-se de uma melhor preparação, uma forma do trabalhador estar melhor preparado para o debate sobre o assunto”, explica.

No ponto de vista da psicóloga do SMC, o curso é importante também para que os cipeiros saibam que eles mesmos podem ser protagonistas de suas histórias no ambiente de trabalho. “Muitos deles (cipeiros e demais trabalhadores) sofrem de assédio moral e ficam receosos de perder seus empregos. A partir do curso, eles sabem que não estão sozinhos e que o sindicato está aí para ajudá-los no que for preciso”, finaliza.

O Pró-Ação é uma parceria entre a Força Sindical do Paraná e o Governo do Estado. Os certificados de conclusão do curso foram entregues logo que as atividades foram finalizadas.

Clique aqui e veja as fotos das oficinas

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.