Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Aliança Renault-Nissan: recorde de vendas em 2013 pelo quinto ano consecutivo

A Aliança Renault-Nissan vendeu 8.266.098 de veículos no mundo em 2013, um volume de vendas sem precedentes que representa uma alta de 2,1% em relação a 2012 e inclui as vendas da AVTOVAZ.

A AVTOVAZ, proprietária da célebre marca LADA, vendeu 534.911 veículos em nível mundial, uma queda de 12,1% em relação a 2012, em um contexto de desaceleração do crescimento econômico na Rússia. A Aliança Renault-Nissan possui uma participação majoritária no capital da AVTOVAZ, a maior montadora de automóveis da Rússia, através de uma joint venture com a empresa estatal RosTech. Um veículo a cada três na Rússia foi vendido pela Aliança Renault-Nissan e a AVTOVAZ.

Grupo Renault
O grupo Renault vendeu 2.628.208 veículos no mundo em 2013, em alta de 3,1% em relação a 2012. Em um mercado em queda de 1,7%, os volumes do Grupo aumentaram 2,4% na Europa, com 1.301.864 veículos vendidos; a participação de mercado chegou a 9,5%, em alta de 0,4 ponto.

Pelo segundo ano consecutivo, a Renault realizou mais de 50% de suas vendas fora da Europa. Elas chegaram a 1.326.344 veículos, em alta de 3,8% em relação a 2012.

A Nissan Motor Corporation vendeu 5.102.979 veículos no mundo, em alta de 3,3%, um volume recorde pelo quarto ano consecutivo. A Nissan continua a comercializar mais de 1 milhão de veículos em seus dois principais mercados: a China e os Estados Unidos.

Fatos relevantes do ano de 2013: Renault e Nissan
Os dez primeiros mercados da Aliança em 2013 foram China, Estados Unidos, Rússia, Japão, França, México, Brasil, Alemanha, Reino Unido e Turquia.

Na China, primeiro mercado automotivo mundial, a Nissan bateu seu recorde com 1,27 milhão de unidades vendidas em 2013, uma progressão de 17,2%. A Nissan é a marca japonesa número um na China, com uma participação de mercado de 5,9%. Entre as vendas da Nissan a Venucia, a marca chinesa local com seu parceiro DongFeng Motor.

Em dezembro 2013, a Renault anunciou a aprovação do governo chinês para iniciar a produção de carros na China em 2016, através de uma joint venture com a DongFeng. Esta joint venture se instalará na cidade de Wuhan, uma fábrica com capacidade para produzir 150.000 unidades por ano, podendo ser multiplicada por dois posteriormente.

Nos Estados Unidos, a Nissan registrou vendas de 1.248.421 unidades das marcas Nissan e Infiniti, um aumento de 9,4% em relação a 2012. As vendas da marca Nissan tiveram um progresso de 10,8% atingindo 1.131.966 veículos vendidos, graças a uma forte demanda do sedan Altima, do crossover Rogue, do compacto Versa e do elétrico Nissan LEAF. Nissan e Infiniti chegaram a uma participação de mercado de 8,0% nos Estados Unidos em 2013, em alta de 0,1 ponto em relação a 2012.

Apesar da desaceleração econômica na Rússia, as vendas da Renault aumentaram 10,7%, atingindo um recorde de 210.099 veículos vendidos. A Rússia é o terceiro mercado mais importante da Renault após a França e o Brasil. A Renault é a primeira marca estrangeira da Rússia e a segunda marca mais famosa em 2013 após a Lada, graças ao sucesso de seu SUV Duster. A participação de mercado da Renault na Rússia chegou a o nível recorde de 7,6%, em alta de 1,1 ponto. A Nissan vendeu 154.996 veículos, e sua participação de mercado chegou a 5,6%, em alta de 0,1 ponto.

No Japão, o mercado de origem da Nissan, as vendas tiveram um progresso de 2,9%, com 678.824 veículos vendidos, incluindo veículos ultraleves. As vendas de veículos ultraleves tiveram 21,3% de progressão, com 185.929 veículos vendidos, um recorde pelo segundo ano consecutivo. A participação de mercado da Nissan no Japão chegou a 12,6%, em alta de 0,3 ponto.

Na França, o mercado de origem da Renault, as vendas do grupo estão em queda de 0,7%, com 547.693 veículos vendidos. No ranking dos dez primeiros veículos de passeio vendidos no mercado francês, o grupo Renault tem seis veículos, dentre os quais o Clio, o mais vendido no país, e o Captur, o crossover mais famoso. A participação de mercado chegou a 25,4%.

O México também atingiu excelentes resultados em 2013. A Nissan mantém o primeiro lugar no país, com vendas em alta de 7,6%, sendo 264.463 veículos vendidos, um recorde histórico. Com 24,9%, a participação de mercado se mantém estável em relação a 2012.

Mercado estratégico para a Aliança, cuja primeira fábrica acaba de ser inaugurada, na Índia a Renault teve uma alta nas vendas de 83,1%, com 64.368 veículos vendidos, apesar de uma queda de 7,5% do mercado de veículos de passeio. As vendas da Renault foram estimuladas pelo sucesso do Duster, tendo a Renault se tornado a primeira montadora de automóveis europeia neste mercado. Na Índia, a marca Renault teve uma participação de mercado de 2,6%, quase o dobro do índice registrado em 2012.

Fatos relevantes
• Vendas chegaram a 8,3 milhões de veículos, graças à forte demanda na China e nos Estados Unidos
• Vendas combinadas da Renault, Nissan e AVTOVAZ representam 10% de todos os carros vendidos no mundo
• Vendas de veículos zero emissão aumentaram mais de 50% em comparação com 2012
A Aliança Renault-Nissan vendeu 8.266.098 de veículos no mundo em 2013, um volume de vendas sem precedentes que representa uma alta de 2,1% em relação a 2012 e inclui as vendas da AVTOVAZ.

Fonte: Renault do Brasil

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.