Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos da Volkswagen do Paraná votam nesta segunda (17) proposta de layoff

Para Sindicato falta de estratégia da empresa e demora para realizar investimentos prejudicou competitividade da fábrica de São José dos Pinhais. Com isso, cerca de 300 trabalhadores poderão ter contrato de trabalho suspenso

Os metalúrgicos da fábrica da Volkswagen, em São José dos Pinhais (PR), realizarão assembleia na próxima segunda-feira (17), para debater e votar a proposta de layoff – suspensão do contrato de trabalho - negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba com a empresa com vistas a preservar os empregos de cerca de 300 trabalhadores. As assembleias serão realizadas nas entradas de turno, às 5h40 (1º turno), às 14h (2º turno) e às 22h30 (3º turno).

Os acordos de layoff são previstos no artigo 476, da Consolidação das Leis de Trabalho. Neste tipo de acordo os trabalhadores tem o seu contrato de trabalho suspenso, mas continuam na ativa realizando curso de qualificação profissional e recebendo o seguro desemprego. A empresa complementa o restante do salário, com garantia de manutenção do emprego. Essa foi a forma proposta pelo Sindicato para buscar preservar os empregos dos trabalhadores da planta (veja os detalhes da proposta mais abaixo).

Falta de estratégia da Volks prejudicou fábrica do Paraná
Para o Sindicato, a demora da Volkswagen em anunciar e realizar investimentos e trazer novos produtos para a planta de São José acarretou em perda de competitividade e mercado para a montadora no Brasil.

“A fábrica de São José sempre se destacou em volume de produção da outras plantas do Brasil. Porém, é a ultima a receber investimentos e novos produtos, o que, a nosso ver, prejudicou a competitividade, a busca de mercado e os trabalhadores que, agora, vão ter que aderir a esse layoff para não perder seus empregos. Tudo por falta de estratégia da empresa, que insiste em não reconhecer a qualidade da mão de obra do trabalhador paranaense”, afirma Sérgio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

 A planta de São José dos Pinhais possui 3.400 trabalhadores, sendo 2.400 do chão de fábrica divididos em três turnos de trabalho (800 cada turno). Atualmente a fábrica está  produzindo 640 veículos por dia (a capacidade é de 870/dia). Os modelos fabricados são o Fox, o Crossfox e o Spacefox.  Em 2015, estão previstas o início da produção do Novo Golf, do Audi A3 Sedã e Audi A3Q3.

Conheça a proposta de layoff

Se a proposta de layoff  for aprovada pelos trabalhadores, todos os que se encaixarem nesta situação  passarão três meses realizando cursos de qualificação dentro da própria fábrica e recebendo seguro desemprego mais o complemento salarial da empresa.

Além disso, o Sindicato exigiu e garantiu que todos os trabalhadores tenham a direito a todos os benefícios de um contrato de trabalho normal como INSS, 13º salário, férias, Participação nos Lucros e Resultados, além de 8% de FGTS (direitos que não são obrigatórios em acordos de layoff).
O  acordo será aplicado a 150 trabalhadores, podendo ser aplicado para mais 150.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.