Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Após três dias de greve, metalúrgicos da Volks, Nissan e Renault realizam nova assembléia amanhã

Após três dias de greve, os 8 mil metalúrgicos da Volkswagen-Audi, Nissan e Renault realizam nesta quinta-feira (4) assembléias nas entradas dos turnos (5h30 e 14h) para definir os rumos da mobilização. A paralisação foi deflagrada devido à insatisfação gerada pela proposta de aumento real do Sinfavea (sindicato patronal), de 0,5%. Os metalúrgicos reivindicam 5% de aumento real, os 7,6% da inflação, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e um abono de R$ 1,5 mil. Hoje não houve assembléia nem na Volks e nem na Renault. Os ônibus que traziam os funcionários deram meia volta e levaram os metalúrgicos novamente para casa. Isso porque em assembléia realizada ontem, dia 2, a categoria decidiu ficar parada por mais 48 horas, aguardando nova proposta das empresas.

Se o Sinfavea não melhorar sua oferta, a tendência é de que a paralisação se estenda por tempo indeterminado. Até o momento, nenhuma nova reunião entre o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) e o patronal está agendada. “Os trabalhadores estão mobilizados e conscientes de que o momento das montadoras é altamente favorável, com recordes de produção e vendas sendo batidos. A proposta apresentada até agora é irrisória. É inferior até mesmo à fechada no ano passado. O que as empresas querem é nos vencer no cansaço. Mas os metalúrgicos estão unidos e vão lutar até o fim por um aumento salarial mais digno”, afirma o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Proposta pequena, prejuízo grande

O terceiro dia sem produção segue aumentando os prejuízos das montadoras. De segunda até hoje, a Volks já deixou de fabricar cerca de 2,5 mil veículos. Na Renault, o déficit até agora foi de aproximadamente 2,4 mil automóveis. “A culpa disso não é dos trabalhadores, mas sim das empresas, que deixaram a situação chegar a esse ponto. Fizemos mais de seis reuniões de negociação, sempre estivemos abertos ao diálogo, mas as montadoras nunca apresentaram nenhuma proposta. Quando apresentaram, foi só de 0,5%, o que está muito aquém das reivindicações da categoria”, argumenta Butka.

Proposta da Volvo deve sair hoje

A Volvo, que teve sua produção paralisada durante a última segunda-feira, deve apresentar hoje, até o final da tarde, uma nova proposta salarial aos trabalhadores. A montadora de ônibus e caminhões situada na CIC foi a única a abrir canal de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos. Por este motivo, os funcionários decidiram dar um voto de confiança à empresa e voltar ao trabalho. Amanhã, às 7h30, será realizada uma assembléia na porta da fábrica para avaliar a proposta da indústria.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.