Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais – Força-PR realiza ações nesta segunda-feira (28)

Hoje, 28 de abril, é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Para lembrar o dia a Força Sindical do Paraná vai estar promovendo ações de conscientização sobre a necessidade da promoção de políticas de saúde e segurança no local de trabalho.

 

Acompanhe aqui as ações da Força-PR

Segunda-feira (dia 28)



- Curitiba

Ato público em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (parceria com Ministério do Trabalho)

Local: Boca Maldita (centro de Curitiba)

Horário: das 8h às 16h

Além de ações de conscientização, serão disponibilizados diversos serviços de saúde e cidadania, além da emissão de Carteira de Trabalho, plantões fiscais para o esclareqcimento de dúvidas, atividades do SESC e Senai.



- São José dos Pinhais

Ato público em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (parceria com Ministério do Trabalho)

Horário: 8h

Local: Rua XV



Além das ações de conscientização, a Força-PR vai participar de debates a serem realizados na segunda-feira (28) na Fundacentro, às 13h30, e na  Uninter, terça-feira (29), às 8h30.  



5 mil trabalhadores mortos por dia

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 5 mil trabalhadores morrem em média por dia no mundo vitimas de acidentes e doenças do trabalho.



Ainda segundo a OIT, anualmente  acontecem no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de trabalhadores são diagnosticados com alguma doença do trabalho.



Todos saem perdendo

Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Além disso, cada acidente representa, em média, a perda de 4 dias de trabalho.



No Brasil a coisa também é feia

A coisa também não é muito boa no Brasil. Segundo o último levantamento do Ministério da Previdência Social, em 2011, foram registrados 711 mil casos de acidentes e 2.884 mortes no local de trabalho. Além disso, 14.811 trabalhadores ficaram com alguma sequela ou incapacidade permanente.



Devido a falta de uma política incisiva de saúde e segurança, os cofre públicos também são onerados. Estima-se que só em 2011, o Brasil gastou mais de R$ 70 bilhões com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.



Data para lembrar vítimas surgiu no Canadá

O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical e logo se espalhou por diversos países.



A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. 

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.