Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador define diretrizes para evento nacional

Força Sindical do Paraná pretende fortalecer iniciativas ligadas ao SUS, Cist e Cerest em novembro

Após três dias de diálogo na Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, ocorrida entre os dias 6 e 8 de junho, foram debatidas e aprovadas as propostas que serão apresentadas no evento nacional desse segmento, que ocorre no final de 2014. O objetivo da Força Sindical do Paraná no encontro de referências e participantes no setor foi fortalecer iniciativas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o controle social do mesmo.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde e Segurança do Trabalhador da Força Sindical do Paraná, Osvaldo da Silva Silveira, uma das metas para o debate na Conferência Nacional, em novembro, é a criação ou fortalecimento da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (Cist) nos municípios. O mesmo serve para os Centros de Referência na Saúde do Trabalhador (Cerest). "No evento, discutiremos as propostas para tentar torná-las em leis e políticas para a saúde do trabalhador", disse. "A avaliação de todos os delegados é que (no evento) ocorreu uma discussão homogênea", completa.

O evento estadual realizado no final de semana, e que durou três dias, contou com a presença de 260 participantes de diversos segmentos da sociedade. Além de centrais sindicais, participaram organizações não governamentais, associações, movimentos religiosos, usuários do sistema de saúde e gestores de Estado e município.

Das 24 vagas para a conferência que envolverá participantes de outros Estados, 16 vagas ficaram com as centrais sindicais. Quatro titulares delas com a Força Sindical do Paraná, além de uma suplência. Os temas em debate na reunião foram frutos de conclusões nas oito macrorregionais, de onde saíram os delegados participantes do evento que teve como tema "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas – Dever do Estado".

Confira a lista de representantes da Força Sindical do Paraná confirmados para a Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador:

Titulares - Osvaldo da Silva Silveira, João Batista de Oliveira, Luiz Carlos de Oliveira e Roberto Pino de Jesus.

Suplente – Romério Moreira da Silva.

Delegados participantes da Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do Paraná:

Leandro Aparecido Guerra, Gilson Ricardo Santos Batista, Algacir de Almeida Machado, Olario Krieger, Edson Antônio dos Anjos, Robson Vieira da Silva, Eliani Camargo Seguro, Celio Padilha de Barros, Joandir Ferreira, João Batista de Oliveira, Luiz Carlos de Oliveira, Romério Moreira da Silva, Almir Pereira Monteiro, Doris Moreira Ribas, Osvaldo da Silva Silveira, Roberto Pino de Jesus, Junior Ribeiro da Silva e Antônio Carlos Aozani Higino.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.