Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Jovem

Dia 12 de agosto: Dia Internacional da Juventude

Conheça e participe do Departamento da Juventude do SMC e lute por um mundo melhor

Em 17 de Dezembro de 1999 a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) declarou 12 de Agosto como “Dia Internacional da Juventude”. A celebração do Dia Internacional da Juventude tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude.

Jovens no Brasil
Segundo o último Censo, o Brasil tem 53 milhões de jovens na faixa entre os 15 e 29 anos. Essa quantidade de jovens espalhados por um país de dimensões continentais,  com várias diferenças regionais e culturais como o Brasil,  torna maiores os desafios de toda a sociedade pela inclusão social dessa parcela da população.

Mesmo com os últimos avanços, milhões de jovens ainda enfrentam a marginalização social na própria carne não tendo acesso a educação e emprego digno.

Outros milhões, enfrentam a pressão de um mercado que lhes impõe a necessidade de competição e a obrigação de sempre ter que ser o melhor em tudo.  Junte-se a isso, a violência, que vitima milhões de jovens, e a falta de outros direitos básicos como o acesso a saúde e  à cultura. 

Apesar de todos esse problemas, a juventude brasileira não dobrou o joelho e segue firme na busca por um país melhor para todos. Prova  disso, são as manifestações que tomaram conta do país em 2013.

Conheça e participe do Departamento da Juventude do SMC
À essa luta se junta agora o Departamento da Juventude do SMC. Por isso, você, jovem metalúrgico (a) ou dependente de metalúrgico é convidado a vir somar conosco.  Participe do Departamento da Juventude e venha lutar pela construção do Brasil que queremos: com justiça social, democrático e com oportunidades iguais para todos. Participa, companheirada!

Conheça algumas das bandeiras do Departamento da Juventude do SMC

1) Debater e propor alternativas à jornada tripla a qual os jovens são submetidos através do programa menor aprendiz (trabalho, curso e estudo) 
Para evitar o desgaste físico e mental dos jovens , o Departamento defende que os menores aprendizes trabalhem somente no período de férias como já acontece em programas similares nos países mais desenvolvidos

2)  Qualificação profissional  
Lutar para aumentar a oferta de cursos de qualificação profissional através de parcerias do governo com empresas, associações de moradores e institutos e organizações de cidadania.

3) 1º emprego 
A inexperiência é a principal barreira de quem está em busca do 1º emprego. O Departamento defende a ampliação das politicas governamentais de inserção dos jovens que nunca trabalharam, através de um programa de isenções e incentivos fiscais as empresas.

4) Segurança
Hoje, a juventude trabalhadora sai de casa de madrugada e volta tarde da noite, depois de um dia inteiro de trabalho. Para evitar a exposição a situações de violência, precisamos cada vez mais nos unir para pressionar os governantes a fortalecerem as politicas de segurança.

5)  Educação e cultura 
Já está provado que quanto menos acesso a educação e a cultura, menor é a chance da juventude se inserir na sociedade. Os desafios nessa área são grandes e, assim como na segurança, só vão mudar com pressão da juventude.

6) Organização política
Lutar para que a juventude tenha mais espaço decisivo dentro dos governos, partidos políticos, Sindicatos e outras instituições da sociedade civil organizada.


Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.