Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos das autopeças exigem proposta salarial

Os trabalhadores do setor de autopeças seguem mobilizados na Campanha Salarial 2008. A exemplo do que já ocorreu na Faurecia e nas empresas do PIC da Volks-Audi, ontem, dia 24, foi a vez dos metalúrgicos da Aethra e Keiper, situadas no Condomínio do Aeroporto, e da TI Brasil, referendarem o ultimato dado pelo SMC ao Sindipeças. Na terça, 23, as assembléias foram na TDS, SAS e Guanavi.

Hoje cedo, 25, os funcionários da Gestamp também aprovaram o prazo dado ao sindicato patronal para que este apresente uma proposta salarial à categoria. Esse prazo vence amanhã, dia 26. Se a proposta não aparecer, ou se ela surgir e não atender as expectativas dos trabalhadores, o Sindicato enviará carta ao Sindipeças dando prazo legal de 48 horas para greve. Os metalúrgicos das autopeças reivindicam aumento real e reposição integral da inflação já para outubro, abono salarial, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, entre outros benefícios. A data-base da categoria é em 1º de outubro.

Redução da jornada

Além de aprovarem o ultimato dado ao Sindipeças, os trabalhadores da TI Brasil conseguiram também outra conquista: a redução progressiva da jornada de trabalho semanal. A negociação entre Sindicato e empresa prevê que a jornada na TI, que hoje é de 42 horas, diminuirá para 41 em outubro, chegando às 40 horas em março de 2009.

Pressão e assédio moral

A Aethra, como de praxe, segue com sua política anti-sindical e de pressão sobre os trabalhadores. Poucos funcionários puderam participar da assembléia de ontem porque foram coagidos pela empresa. Alguns funcionários inclusive já foram demitidos por participarem de mobilizações do Sindicato. Vale lembrar que a participação sindical é um direito garantido por lei, mas que infelizmente é desrespeitado pela direção da Aethra. O SMC está analisando os casos dos demitidos e tomará as medidas cabíveis.      

Saiba mais:

23/09/2008 - Trabalhadores do setor de autopeças referendam ultimato ao patronal

19/09/2008 - Campanha Salarial: Sindipeças se compromete a apresentar proposta até dia 26/09

13/08/2008 - Trabalhadores em empresas de autopeças aprovam pauta de reivindicações    

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.