Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Saúde e segurança: Apresentação da CIPA na WHB encerra 1ª etapa do plano de intensificação

Encerrou na tarde desta segunda (01) a 1ª etapa do plano de intensificação de fiscalização nas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), coordenado pelo Departamento de Saúde do SMC.
 
A CIPA da WHB foi a ultima das 8 maiores empresas de Curitiba e Região Metropolitana a apresentar o relatório que engloba saúde e segurança do trabalhador.

Entre os itens apresentados pelo presidente da Comissão estão; plano de ação, grau de risco e número de acidentes.

A WHB é uma das oito empresas que apresenta o quadro mais crítico na área de saúde e segurança. Apenas em setembro deste ano 31 acidentes foram registrados.

Próximo passo
Com todos os relatórios apresentados o Departamento de Saúde do SMC vai analisar os dados e elaborar um plano de trabalho para 2015.  Esta segunda etapa visa qualificar as CIPAS. Um dos pontos principais será a aproximação deste setor com os delegados sindicais. As empresas listadas neste plano são: Volvo, Renault, Volkswagem, WHB, Aker Solutions, Brafer, CNH e Bosch.

Balanço
O diretor do Departamento de Saúde do SMC, Osvaldo Silveira, foi enfático ao resumir os dados apresentados, “Ficou claro que as empresas possuem o controle total das CIPAS. Elas definem as politicas de saúde e segurança de acordo com os próprios interesses. Se as principais tratam desta forma, imagine as menores”. Osvaldo também complementa, “Pelo menos aqui no Brasil em primeiro plano existe a preocupação com o processo produtivo e infelizmente em segundo plano a integridade física do trabalhador”.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.