Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

SMC e Força Sindical do Paraná participam de encontro nacional da CNTM

Bento Gonçalves tornou-se a capital brasileira do movimento sindical metalúrgico. Entre os dias 11 e 14 de novembro, a cidade sediou a quinta edição do Encontro Nacional de Advogados, promovido pela CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e Força Sindical, com o apoio da FETRAMEIAG-RS (Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos, Mecânicos, Material Elétrico, Eletrônico, Implementos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul) e participação da Força Sindical do Paraná e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

Mais de 250 profissionais da área jurídica e lideranças sindicais, vindos de todas as regiões do país, estiveram reunidos para debater questões importantes relacionadas aos direitos dos trabalhadores do setor e sua qualidade de vida. Houve troca de informações e orientações para fortalecer a representatividade das entidades e suas ferramentas para atuar em prol dos metalúrgicos.

A agenda de atividades mobilizou os convidados durante quatro dias de programação – com destaque para as palestras técnicas e os fóruns de ideais que permitiram a troca de experiências e alinhamento de estratégias para nortear o assessoramento jurídico que as entidades oferecem aos trabalhadores representados.

A primeira pauta abordada foi a questão do custeio sindical, tratada pelo Procurador Regional do Trabalho da 7ª Região, Francisco Gerson Marques de Lima. Em destaque, a importância do modelo de financiamento para os sindicatos e orientações de ordem legal. Ainda na quarta-feira os convidados puderam assistir a uma das mais aguardadas atrações do encontro: a explanação de Ariel Guimarães Fonseca, professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho e Perícia Médica da Universidade Estácio de Sá, sobre o Direito do Trabalhador na Previdência Social e Acidente do Trabalho. Em foco, os pontos principais do Direito Previdenciário e como os benefícios existentes precisam ser adequadamente utilizados para oferecer ao profissional metalúrgico e seus familiares mais qualidade de vida – ou seja, utilizar o amparo legal para buscar a melhoria da questão social.

Na quinta-feira, o Procurador Regional do Trabalho aposentado e Professor de Direito e de Processo do Trabalho, Raimundo Simão de Melo, ministrou treinamento sobre Tutela Coletiva no Direito do Trabalho, com debate sobre a necessidade das entidades sindicais manterem posicionamento firme diante de órgãos governamentais. A agenda do dia seguiu com a Desembargadora do Tribunal Regional da 2ª Região São Paulo, Ivanir Contini Bramante, falando de assédio moral no ambiente de trabalho e trazendo dados alarmantes sobre um problema que tem influenciado diretamente na perda do bem-estar e da qualidade de vida dos trabalhadores. No último dia de atividades, o destaque foi a palestra “A terceirização e seus impactos sobre o mundo do trabalho: Dilemas, Estratégias e Perspectivas”, apresentada pelo Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar Rodrigues.

Favorecendo a troca de experiências, a agenda diária de palestras teve como encerramento jantares de integração. Nessas confraternizações, além de interagirem com colegas de diferentes regiões do país, conhecendo suas dificuldades e as alternativas encontradas para superá-las, os convidados puderam apreciar destaques da cultura local com apresentações artísticas temáticas, valorizando, por exemplo, as tradições ítalo-gauchas que caracterizam a região.

Unir forças tem sido uma das mais eficientes estratégias adotadas pelo movimento sindical com o objetivo de ampliar sua representatividade e, por consequência, o poder de interlocução em favor da defesa dos direitos dos trabalhadores. Expressão dessa proposta, o 5º Encontro Nacional de Advogados reafirma o compromisso das entidades de classe em engajar todas as regiões do país, federações e sindicatos filiados no projeto de uma atuação cada vez mais expressivo.

“Além da importância dos temas que discutidos na programação, promovendo o debate em relação a temas jurídicos com ênfase no mundo do trabalho, esse Encontro tem uma relevância muito grande que é a de mobilizar nossos aliados em uma pauta comum de atuação, de modo que todos os profissionais da categoria, independentemente da região onde estão, possam ter seus direitos defendidos e garantidos”, avalia o presidente da CNTM, Miguel Torres.

Nesse contexto onde integração e qualificação assumem condições igualmente relevantes, a proposta do Encontro de Advogados vem se consolidando como importante marco no cenário do movimento sindical nacional. “É uma satisfação muito grande ver um grupo tão representativo de profissionais e lideranças mobilizados para dias de intenso trabalho, formação e qualificação em benefício daqueles que representamos. Certamente os resultados desse encontro serão aproveitados em cada região, onde cada um dos convidados replicará o conhecimento adquirido para melhor defender o trabalhador metalúrgico”, comenta um dos idealizadores do projeto, Francisco Dal Prá, secretário de finanças da CNTM.

Conquista para Bento Gonçalves

Atividade tradicional na agenda de realizações da CNTM, o Encontro Nacional de Advogados ocorre de forma itinerante nos municípios mais representativos no cenário sindical do país. Neste ano, sua realização em Bento Gonçalves é uma conquista regional que fortalece a representatividade da categoria em âmbito nacional. Em tratativas com as entidades nacionais desde o ano passado, o presidente da FETRAMEIAG-RS e do STIMMME-BG, Elvio de Lima, comemora com orgulho a realização do evento na cidade – e o sucesso consolidado pelo projeto.

“Tivemos mais de 250 pessoas debatendo questões fundamentais para a qualidade de vida do trabalhador, em uma troca de informações e experiências enriquecedora para todos. Além da categoria metalúrgica, que sai desse encontro muito mais fortalecida, também Bento Gonçalves pode celebrar a oportunidade única de mostrar seus atrativos turísticos para pessoas de todas as regiões do país. Ações como essa trazem muitos benefícios coletivos e precisam sempre ser estimuladas”, avalia. O 5º Encontro Nacional de Advogados foi uma promoção da CNTM e da Força Sindical, realizado em parceria com a FETRAMEIAG-RS e apoio local de STIMMME, SIMMME e Brasilata.

(FONTE: CNTM)

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.