Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Assembléia define pauta de reivindicações em metalurgia e máquinas

Os trabalhadores dos setores metalúrgico e de máquinas aprovaram em assembléia ontem à noite, 13, na sede central do Sindicato, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2008. Entre os principais itens estão o aumento real e correção de 100% do INPC já para dezembro, abono, elevação do piso salarial e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. As bandeiras de luta da categoria, que tem data-base em 1º de dezembro, serão encaminhadas na seqüência aos sindicatos patronais (Sindimetal e Sindimaq). Participaram da assembléia de ontem, diretores da executiva do SMC, delegados de base e trabalhadores.

Além da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com os patronais, o SMC dará continuidade à vitoriosa estratégia de luta adotada nos últimos anos: fechar Acordos Coletivos de Trabalho (ACT), por empresa. Ano passado, foram assinados 120 acordos individuais, com avanços maiores que os da CCT. Para 2008, a meta é igualar ou até mesmo superar esse índice. Para isso, o Sindicato já iniciou as assembléias de pauta em grandes indústrias como Bosch (ontem) e New Holland (hoje). Essas assembléias deverão ocorrer também em outras fábricas nesse mês e em novembro.

O presidente do SMC, Sérgio Butka, falou sobre as expectativas para a campanha. “Vamos lutar para estender o mesmo acordo fechado nas montadoras ou nas autopeças às empresas ligadas ao Sindimetal e Sindimaq. Para isso, vamos depender da vontade e da mobilização dos trabalhadores. Os metalúrgicos das montadoras, por exemplo, mostraram que estavam mobilizados. É por isso que lá todo ano nós conquistamos bons acordos. Esse exemplo deve ser seguido nessa nova campanha”, afirma o presidente.

Clique aqui e confira a entrevista com o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.