Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba promove Seminário Internacional de Organização Sindical

Objetivo é compartilhar experiências de luta, organização sindical e colaboração internacional visando fortalecer a integração entre os trabalhadores brasileiros e americanos

Em parceria com a entidade sindical americana United Auto Workers (UAW), o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) promove o Seminário Internacional de Organização Sindical Brasil – EUA.

O objetivo é compartilhar experiências de luta, organização sindical e colaboração internacional visando fortalecer a integração entre os trabalhadores brasileiros e americanos.
O evento será realizado nos dias 12 e 13 de março, na Subsede do SMC de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Participam do evento representantes de diversos Sindicatos do Brasil, Poder Judiciário, Ministério Público do Trabalho, Poder Legislativo, líderes comunitários, movimentos sociais e membros da sociedade civil organizada.

“A realização deste Seminário  solidifica ainda mais a parceria dos metalúrgicos da Grande Curitiba com a UAW. A troca de informações e experiências  mostra que, apesar de realidades diferentes, a luta e os desafios dos trabalhadores por mais direitos são os mesmos tanto no Brasil como nos EUA. É por isso que é importante a realização de seminários e debates como esse entre os sindicatos dos dois países. É através deles que poderemos traçar estratégias de luta e cooperação para podermos avançar na construção de um mundo mais justo e solidário”, afirma o Presidente do SMC, Sérgio Butka.

Intercâmbio iniciado em 2012

Nos EUA, a representação sindical não é obrigatória em vários estados, o que dificulta muito a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e salário. Lá, para ter a representação, é preciso que seja realizada na empresa uma eleição com voto aberto. Na maioria dos casos, o trabalhador acuado vota sob pressão, favorecendo a empresa. Os que votam a favor da representação normalmente são demitidos arbitrariamente.

O SMC foi até os Estados Unidos para conhecer e debater a situação dos trabalhadores da fábrica da Nissan, situada em Canton, estado do Mississipi (EUA).

A Nissan intensificou a perseguição aos trabalhadores que denunciaram as práticas anti-sindicais da montadora. O maior exemplo do abuso é a situação do trabalhador  Chip Wells, que foi ameaçado após dar entrevistas à imprensa norte americana se mostrando favorável a criação de Sindicatos.

“Além disso, a montadora não precisa prestar contas à nenhuma entidade governamental sobre demissões. É bom lembrar que as empresas e o estado ainda assustam a população dizendo que o Sindicato pode retardar a economia. Este Seminário é importante para aproximar ainda mais o SMC da UAW, visto que as empresas trabalham globalmente e os Sindicatos também devem atuar globalmente para os trabalhadores”, ressalta o diretor de relações internacionais da United Auto Workers, o brasileiro Rafael Messias Guerra.

Programação Seminário Internacional de Organização Sindical
Confira os painéis que serão abordados durante o evento

 Painel 1 - Organização Sindical Brasil - EUA
 Painel 2 - Campanhas com Envolvimento - Movimento Sindical e Comunidade
 Painel 3 – Estratégias de Campanhas Sindicais e Combate a Terceirização - Brasil e nos EUA
 Painel 4 – Integração das mulheres e aposentados nas lutas trabalhistas
 Painel 5 – Multinacionais e suas Estratégias Globais de Precarização do Trabalho
              
             
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.