Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Saiba como garantir aposentadoria integral pela fórmula 85/95

Os segurados do INSS que já completaram os requisitos mínimos para ter a aposentadoria integral pela fórmula 85/95 devem levar uma solicitação por escrito, ao posto da Previdência, no dia marcado para o atendimento do pedido do benefício, para garantir o melhor cálculo.

A fórmula 85/95, instituída por meio da medida provisória 676, começou a valer em 18 de junho e garante a aposentadoria sem descontos para quem, na soma da idade com o tempo de contribuição, atingir 85 (mulher) ou 95 (homem).

Segundo os advogados previdenciários Rômulo Saraiva e Roberto de Carvalho dos Santos, embora a lei determine que o INSS deve calcular e conceder sempre o melhor benefício, no caso do 85/95, os sistemas da Previdência Social não estão preparados para a nova conta.

Por isso, é preciso documentar, por escrito, que quer ser beneficiado com a regra.

"Como o 85/95 é optativo, a melhor maneira é fazer o pedido por escrito", diz.

Saraiva lembra que segurado deve levar duas cópias do documento, que pode ser feito à mão. Uma via fica no posto e a outra, com ele. "O documento serve para evitar contratempos no futuro, comprovando que o segurado demonstrou o desejo de ser beneficiado pela medida provisória", diz.

Pensionista deve levar carta ao INSS
As viúvas e os viúvos que tiveram o pedido de benefício agendado, mas que ainda não foram ao posto pedir a pensão por morte, também devem levar uma carta, solicitando que o INSS garanta o benefício integral.

Nesse caso é preciso solicitar o pagamento de 100% do valor da aposentadoria ou da média salarial do segurado que morreu. O motivo é que o INSS estava pagando 60% para a viúva sem filhos.
 
Fonte: Força Sindical – 02/07/2015
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.