Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Mulher

Imagem

Março Laranja: iniciativa da Força Paraná conquista novo mecanismo de proteção à mulher em Campo Largo

Projeto da Central reivindica a instalação de mais mecanismos de proteção à mulher vítima de violência em todos os municípios do estado

O projeto da Força Sindical do Paraná, Março Laranja – pelo enfrentamento da violência contra a mulher, já teve reflexos também em Campo Largo. Com a parceria da vereadora Fernanda do Nelsão, mais um mecanismo de proteção à mulher vítima de violência já está instalado no município.

Neste dia 10 foi realizada no Ministério Público do Paraná uma reunião visando atuar no fomento às políticas de enfrentamento da violência contra a mulher. Em audiência onde foram expostas as preocupações e ideias para minimizar a violência doméstica na cidade ficou decidido que a Guarda Municipal irá disponibilizar um número de WhatsApp para manter um contato direto com a vítima.

As vítimas em situação de risco eminente serão incluídas em um grupo chamado “ Maria da Penha”, aonde poderão receber pronto atendimento. A vereadora Fernanda fica responsável por tentar viabilizar junto à Secretaria Municipal de Ação Social o custeio de pernoite de pensão para atender temporariamente as vítimas. No lugar de fotos, as vítimas terão em seus ícones de perfil as cores vermelho, amarelo ou verde, de acordo com a gravidade do caso.

Após a implantação do sistema, nova reunião será realizada para avaliar e aperfeiçoar cada vez mais o mecanismo. Um passo importante nessa luta que é de todos nós!

Confira a ata da reunião na íntegra: ata audiencia 10.07.15

Conheça o projeto:

O projeto Março Laranja foi criado pela Força  PR no ano passado e desde então, a central sindical tem lutado e pressionado pela sua aprovação em todo o Paraná.

O projeto exige a instituição dos seguintes organismos:

-  Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher;
-  Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
-  Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual);
-  Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual);

É importante lembrar que estes organismos já  são previstos nas leis orgânicas municipais e do estado.

Audiências Públicas em vários municípios

Para aumentar o debate e a pressão pela instituição do projeto a Força  realizou  audiências  públicas em vários municípios do estado, durante todo o mês de março. O objetivo foi apresentar o projeto e debater de que outras formas a sociedade, em conjunto com o poder público, pode  auxiliar na luta pela emancipação das mulheres.

Além de contar com  a participação de lideranças políticas e sindicais, movimentos sociais, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Poder Judiciário, as audiências estarão abertas para toda a população.

Números alarmantes

De 2009 a 2011, um total de 1.039 mulheres foram mortas no Paraná por feminicídio (morte em razão de gênero), média de 354 por ano. A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de agressão no país. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra ainda que o Paraná é o quarto estado brasileiro com maior número de feminicídios: 7,24 a cada 100 mil.

Laranja pela eliminação da violência contra a mulher


O laranja é a cor escolhida pelas Nações Unidas (ONU) para simbolizar a luta pela eliminação da violência contra as mulheres. Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e o mês de março, a Organização convida o mundo a se pintar de laranja neste mês.

Veja também:

Março Laranja:Projeto de combate a violência contra a mulher é debatido em Campo Largo
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.