Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Força-PR participa Fórum Nacional de Saúde do Trabalhador das Centrais Sindicais e dá o recado sobre a NR-12

A Força Sindical do Paraná, representada pelo secretário de saúde, Osvaldo Silveira participou no ultimo dia 17 de julho do Fórum Nacional de Saúde do Trabalhador das Centrais Sindicais, realizado na sede do DIEESE em São Paulo.

O encontro teve como objetivo debater várias pautas, entre elas o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho  (PLANSAT), posicionamento e proposta da bancada dos trabalhadores e NR-12.
Entre os encaminhamentos tomados no Fórum, estão os direcionamentos para os assuntos tratados, como uma carta endereçada à OIT – Organização Internacional do Trabalho destacando a preocupação do Fórum quanto as negociações tripartite e a realização de oficinas das centrais participantes do Grupo de Trabalho para discussão do FAP, afim de definirem o posicionamento da bancada dos trabalhadores.

A Força-PR também teve como proposta de encaminhamento a implantação de fóruns estaduais de saúde do trabalhador. O objetivo é alinhar as centrais nos estados para avançar por melhores condições de trabalho, principalmente em relação a NR 12, norma regulamentadora que trata dos dispositivos de segurança para máquinas. “Quando o empresariado se reúne para impor alterações que responsabilizem o trabalhador pela maquina, entendemos que se transfere para o trabalhador uma responsabilidade que não é dele e sim da empresa”, alerta o diretor de saúde da central, Osvaldo Silveira. Ele também ressalta, que “precisamos também fazer um grande debate para discutir uma alternativa para que o trabalhador não pague esta conta. É um absurdo, além ser mutilado ele é responsável pela própria desgraça”.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.