Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Fetim define linha de trabalho focada na “manutenção do que já foi conquistado”

Reunida hoje de manhã na chácara do SMC, em São José dos Pinhais a diretoria executiva da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Paraná (Fetim) definiu sua linha de trabalho, principalmente em relação a negociação da data base.
 
Em meio a crise econômica e politica do país os Sindicatos filiados a Federação vão atuar a focados na manutenção do que já foi conquistado até o momento, como por exemplo, o nível salarial. “Não podemos esquecer que tudo o tirarem hoje do trabalhador dificilmente será recuperado amanhã”, alertou o presidente da Fetim, Sérgio Butka. O dirigente ainda ressaltou que “além das conquistas salariais é preciso também defender conquistas históricas, entre elas o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”.

A reunião contou com a participação do sociólogo Joao Guilherme Vargas Neto, que analisou a postura do movimento sindical diante da crise “a classe trabalhadora tem a inabalável vontade de resistir a crise econômica e politica, principalmente preservando todas suas conquistas. A ideia que eu colhi da reunião foi a ideia da resistência forte e unida em torno dos Sindicatos”.

Além da analise conjuntural de João Guilherme o economista Cid Cordeiro apresentou a  diretoria da Fetim um relatório sobre o Orçamento enviado pelo Governo Federal ao Congresso. “Isto também impacta no dia a dia do metalúrgico porque são mudanças que ocorrem e que afetam o quadro macroeconômico futuro, tanto a nível de juros quanto a nível de inflação e do nível de confiança dos empresariado e dos consumidores. Isto impacta também no ambiente econômico para o próximo ano”.

Ao final da reunião o presidente da Fetim, Sérgio Butka também indagou sobre “quais podem ser as alternativas de negociação com as empresas, o que o governo do estado pode apresentar para a proteção dos empregos e o que as empresas que recebem incentivos podem dar de contrapartida aos metalúrgicos”.

Uma próxima reunião será realizada no inicio de outubro para definir uma pauta a ser apresentada no Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) a ser realizado nos dias 6,7 e 8 do mesmo mês.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.