Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

17 de novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Força Paraná realiza campanha Novembro Azul para destacar a importância dos cuidados com a saúde masculina

Hoje, dia 17 de novembro, o mundo lembra a luta para combater o câncer de próstata e os cuidados com a saúde masculina. A data foi  criada para conscientizar os homens sobre a  importância da prevenção e do diagnóstico precoce  do câncer de próstata, o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, em 2014, a estimativa era de 68,8 mil casos da doença em todo o país. Somente na região Sudeste, a estimativa era de 35,9 mil casos – cerca de 52% dos registros nacionais. A região Norte é a que possui a menor taxa de incidência: 30 casos para cada 100 mil homens.

O câncer de próstata não tem sintomas na sua fase inicial, por isso a detecção precoce é fundamental para seu tratamento:  nesta fase, 90%  dos casos são curáveis. Por isso, todo homem com 50 anos ou mais deve ir anualmente ao urologista para o acompanhamento da glândula. 

Exame de sangue

A partir dos 40 anos, todo homem tem o direito a realizar os exames para diagnóstico, gratuitamente pelo Sistema único de Saúde. Não há necessidade de se assustar, o exame de PSA (Antígeno Especifico da Próstata) é medido através de EXAME SANGUÍNEO. Somente se o resultado apresentar alguma alteração  ou suspeitas, aí é realizada a biópsia da próstata.

Força Paraná realiza Novembro Azul
Para enfatizar a data e a necessidade do homem cuidar da sua saúde, a Força Sindical do Paraná está promovendo a campanha Novembro Azul. Até o final do ano, a Central e os Sindicatos filiados estarão realizando na empresas campanhas de conscientização sobre a necessidade da prevenção e dos cuidados.

Tudo começa por você! Cuide-se, realize os exames, previna-se e tenha uma vida feliz.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.