Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Novembro Azul na Volvo: SMC leva campanha da Força Paraná para a base metalúrgica

A conscientização dos associados das entidades filiadas à central e demais homens da sociedade será intensificada no mês de novembro

Fazendo parte da campanha da Força PR Novembro Azul – Saúde e Qualidade de vida, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba está realizando uma série de visitas as fábricas da categoria, com o intuito de orientar e conscientizar os trabalhadores.

No dia 25 quem recebeu o SMC foi a Volvo do Brasil. Os trabalhadores receberam diversos esclarecimentos acerca da saúde do homem e da importância da prevenção e detecção precoce de doenças.

A Secretaria Estadual de Saúde, parceira da Força PR na campanha, realizou diversas orientações acerca da saúde bucal e outras enfermidades.

Localizada na Cidade Industrial de Curitiba, a Volvo emprega cerca de 4.000 trabalhadores.

Confira a programação:

30 de novembro das 10:00h às 15:00h : Orientação e conscientização, distribuição de material informativo, realização de testes rápidos de saúde, vacinas, grupo antitabagismo e saúde bucal na Renault. A Renault está localizada em São José dos Pinhais e emprega cerca de 6.000 trabalhadores.

Dos dias 1° à 4 de dezembro, a ação ocorrerá no centro de São José dos Pinhais, na Rua XV de Novembro, das 9:00 às 14:00hs e contará com a distribuição de material informativo e realização de testes rápidos de saúde.

No dia 5 de dezembro, o encerramento das ações será realizado durante a reunião mensal dos aposentados metalúrgicos e contará com a palestra do Uro – Oncologista Marcelo Luiz Bendhack. A reunião ocorre na Rua Lamenha Lins, 981, a partir das 9:00hs.

Novembro Azul

A Força Paraná está junto com os homens na luta pela saúde, qualidade de vida e no combate ao câncer de próstata e outras doenças masculinas.  A conscientização dos associados das entidades filiadas à central e demais homens da sociedade será intensificada no mês de novembro.

Nas ruas, sindicatos, empresas e fábricas: o objetivo é informar acerca da saúde do homem, orientando e conscientizando a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce de doenças.

“O trabalhador precisa ter consciência de que para cuidar da família e lutar por melhores salários e condições de trabalho é preciso ter saúde. Por isso a prevenção através de exames sempre será a melhor forma de antecipar e combater várias doenças, que infelizmente já fazem parte do cotidiano de muitos trabalhadores”, ressaltou o Coordenador de Projetos Estaduais da Força Paraná, Sérgio Butka.

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, durante as atividades serão realizados gratuitamente testes rápidos de saúde, aplicação das vacinas antitetânica e hepatite além da participação do grupo antitabagismo e de saúde bucal.

“O Paraná e o Brasil têm uma política de atenção integral à saúde do homem desde 2009, ela foi implantada e vem sendo implementada desde então. Temos um plano de ação nacional, onde consta a intersetorialidade junto à sociedade civil organizada. A lei 17.099 do Estado do Paraná prevê que “poder público e sociedade civil organizada farão campanhas de promoção e prevenção à saúde do homem”. Assim queremos trabalhar a Saúde Pública do Estado junto com a Força Paraná. Existem nichos e locais de trabalho onde o homem é majoritário, como um exemplo é o setor metalúrgico. Queremos demonstrar a esses homens e demais homens da sociedade a importância do cuidado e da prevenção em relação à saúde do homem, pois existe uma infinidade de enfermidades e agravos de saúde que podem ser prevenidos”, afirmou o Chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Rubens Bendlin.

Um problema cultural

As mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao médico (especialmente ao ginecologista). Quando se tornam mães, elas levam os bebês ao pediatra para as consultas mensais, orientação alimentar e vacinação. Já os homens não tem essa cultura o que favorece o surgimento de doenças que poderiam ser evitadas ou pelo menos precocemente diagnosticadas, caso houvesse atitudes preventivas.

Câncer de Próstata

Ocorre quando as células da próstata, glândula localizada próxima à bexiga, começam a se multiplicar de forma desordenada. Na fase inicial, o paciente não apresenta sintomas, o que torna imprescindível que os homens façam os exames preventivos anualmente.

De acordo com a ONG britânica Cancer Care, cerca de 10% dos pacientes chegam pela primeira vez na consulta com o tumor disseminado para outros órgãos. Por isso, diagnosticar a tempo a doença pode salvar milhares de vidas.

Entretanto, detectar os sinais pode não ser tão simples, pois os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo, são: cansaço, dores nas costas, dor generalizada, fraqueza, dificuldade para dormir e incontinência urinária.

Muitos homens aguentam esses sinais sem recorrer aos médicos durante meses ou até mesmo um ano. Outros acreditam que a dor ou o desconforto diário é algo que precisam aprender além dos que não sabem que as dores podem estar relacionadas com o câncer.

Fique por dentro

Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% do total de cânceres.

    O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens
    1 a cada 6 homens terá a doença
    1 a cada 36 morrerá da doença
    Representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino em idade superior aos 50 anos
    O INCA estima que em  2014/2015  68.800 novos casos sejam diagnosticados.
    No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens.
    47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas
    90% dos tumores são curáveis quando detectados precocemente
    O método mais eficaz de detecção é o exame preventivo

Autoexame

Homens também precisam fazer o autoexame. Ele é a forma mais eficaz de detectar o câncer do testículo em estágio inicial, o que aumenta as chances de cura.

Quando fazer?

O autoexame dos testículos deve ser realizado mensalmente, sempre após um banho quente. O calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades.

O que procurar?

    Qualquer alteração do tamanho dos testículos.
    Sensação de peso no escroto.
    Dor imprecisa em abdômen inferior ou na virilha.
    Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto.
    Dor ou desconforto no testículo ou escroto.

Como fazer?

De pé, em frente ao espelho, verifique a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto.

Examine cada testículo com as duas mãos. Posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar. Revolva o testículo entre os dedos; você não deve sentir dor ao realizar o exame. Não se assuste se um dos testículos parecer ligeiramente maior que o outro, isto é normal.

Ache o epidídimo – pequeno canal localizado atrás do testículo e que coleta e carrega o esperma. Se você se familiarizar com esta estrutura, não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita. Os tumores malignos são frequentemente localizados lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral.

Atenção:
Caso você sinta qualquer massa que não tenha sido verificada anteriormente, procure imediatamente um urologista. A alteração encontrada pode se tratar somente de uma infecção, porém, no caso de um tumor o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

Os vilões da saúde

As doenças que mais afetam o sexo masculino são um problema de saúde pública, como câncer, diabetes, colesterol, pressão arterial elevada e doenças do coração.

*Todos esses males são ocasionados ou agravados pelo consumo excessivo de bebida alcoólica e cigarro.

    A cada 3 mortes de pessoas adultas, 2 são de homens
    A cada 5 pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, 4 são homens
    Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres

Dicas para auxiliar a prevenir


    Manter o peso corporal numa faixa saudável
    Seguir uma dieta com baixo teor de gordura animal e pouca carne vermelha, com grande quantidade de legumes, verduras e frutas;
    Praticar exercícios físicos regularmente
    Não fumar – lembrando sempre que existe uma relação de vários outros tipos de câncer provenientes do habito de fumar;
    Limitar o uso de bebidas alcoólicas;
    Evitar o estresse que gera fadiga, ansiedade, insônia, náusea, irritabilidade;
    Faça o autoexame dos testículos mensalmente
    Procure terapias alternativas – massagens relaxantes, prática de meditação, yoga, acupuntura, para melhor superar toda a dureza e a dificuldade do seu dia-a-dia.

Porque cuidar da saúde é coisa de homem!

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.