Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos da Grande Curitiba realizam ações para lembrar o Dia Mundial do Combate à LER

Dia 28 de fevereiro foi instituído para alertar sobre a necessidade de tornar o local de trabalho mais seguro para combater as Lesões por Esforço Repetitivo
 
Neste domingo, dia 28, o mundo lembrou a luta para combater as lesões por esforços repetitivos (LER), mal que aflige milhares de trabalhadores no mundo todo.

90% das doenças do trabalho são LER

Consideradas a segunda maior causa de afastamento do trabalho no país, a LER engloba cerca de 30 doenças, acometendo homens e mulheres em idade produtiva. Na maioria das vezes, as doenças são provocadas por atividades relacionadas ao trabalho, como a repetição de movimentos, postura inadequada, fatores psicológicos e sobrecarga física.

Segundo o INSS, no últimos 10 anos cerca de 80% a 90% dos casos de doenças relacionadas ao trabalho são derivadas da LER.

Campanha de conscientização
Para marcar o dia, durante toda essa semana, o SMC estará realizando uma campanha de conscientização nas empresas com a entrega de informativos e cartilhas sobre como evitar  LER. A iniciativa busca alertar os trabalhadores sobre as questões de ergonomia no ambiente do trabalho e a adoção de  cuidados e medidas preventivas  que possam favorecer o trabalhador durante o processo produtivo e inibir o surgimento da doença.

“Queremos sensibilizar os trabalhadores e as empresas para os cuidados que todos devem ter para evitar o desenvolvimento da LER. Com atitudes e cuidados simples o trabalhador pode evitar transtornos que possam vir  a afetar a sua qualidade de vida”, diz o diretor do Departamento de Saúde do Sindicato, Osvaldo Silveira.

Sinal de alerta
Além da prevenção, outro objetivo da campanha é alertar o trabalhador para os sintomas da LER, que, apesar de surgirem de maneira lenta, pode evoluir para um quadro mais grave.

“A simples sensação de peso ou diminuição de força, formigamento, dormência, inchaço, enrijecimento muscular e choques nos membros podem ser sinal de LER. Por isso, é necessário que, ao menor sintoma, o trabalhador procure assistência especializada para evitar o risco de evolução da doença”, continua Osvaldo.

COMO IDENTIFICAR SE VOCÊ PODE DESENVOLVER LER:

 PRESTE ATENÇÃO SE VOCÊ JÁ:
- Evitou usar uma das mãos ou um dos braços
- Trocou de mão para executar alguma atividade
- Substituiu o uso da mão pelo braço, por exemplo para carregar sacolas ou pacotes
- Agitou as mãos porque estavam adormecidas ou formigando
- Teve dificuldade de se vestir e abotoar roupas
- Teve dificuldades para escovar os dentes e pentear os cabelos
- Sentiu os braços mais cansados depois de mantê- los elevados por algum tempo
 
 VOCÊ IDENTIFICA EM SEU TRABALHO ALGUM DESSES ITENS?
- Repetitividade de movimentos
- Ritmo de trabalho intenso
-  Falta de tempo para ir ao banheiro
- Necessidade de ficar parado ou sentado durante muito tempo seguido
-  Móveis e equipamentos incômodos
-  Cobrança contínua para manter a produtividade
-  Incentivo à produção cada vez maior
- Exigência de horas extras
- Falta de flexibilidade de tempo
-Ambiente frio, ruidoso e mal ventilado
 
 ATENÇÃO, SE VOCÊ IDENTIFICOU UMA OU MAIS OPÇÕES, FIQUE ALERTA  E PROCURE O DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SINDICATO: (41) 3219-6424

cesse o Facebook do Sindicato para conferir o VÍDEO produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing do Sindicato e saiba mais sobre a LER: www.facebook.com.br/metalurgicosdecuritiba

CLIQUE AQUI e confira também a CARTILHA produzida pelos Departamentos de Saúde e Comunicação e Marketing do SMC

 

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.