Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força-PR inicia hoje cruzada para saber posicionamento dos parlamentares do Paraná sobre abertura da caixa preta da dívida pública do Brasil

Derrubada do veto presidencial que proíbe a Auditoria da Dívida Pública no país será colocado em votação no Congresso Nacional na próxima terça-feira, dia 8, ás 19h

Nesta sexta-feira (04) a Força-PR inicia um trabalho para saber o posicionamento dos trinta deputados federais e dos três senadores do Paraná em relação a abertura da caixa preta da dívida pública do Brasil. Para isto a central vai entrar em contato com os parlamentares para verificar se são contra ou a favor da abertura da caixa preta. O resultado será divulgado em painéis públicos espalhados em Curitiba e nas maiores cidades do estado.
 
A iniciativa da central antecede a votação que será realizada na terça-feira, dia 8, ás 19h, no Congresso Nacional. Nesta data os parlamentares decidirão se derrubam ou não veto aplicado em janeiro deste ano pela presidente Dilma Roussef que proíbe a Auditoria da Dívida Pública, medida incluída no Plano Plurianual (PPA 2016-2019).

A dívida pública do Brasil consome metade do nosso orçamento, drenando recursos que deveriam ser investidos em educação, saúde e segurança. Diante dos mesmos problemas o Equador implantou a Auditoria da Dívida Pública em 2007 e transformou todos os indicadores do país elevando os níveis de alfabetismo e reaquecendo a economia com investimentos em infraestrutura.
No Brasil, a Força-PR já apoia esta causa e realizou em 2015 o “Fórum da Dívida Pública: Ralo do Nosso Dinheiro”. (mais detalhes no texto abaixo).

“Não se trata de moratória. Trata-se apenas de investigar a dívida pública e verificar o que realmente devemos e o que não devemos. Agora a chance que nós temos de abrir esta caixa preta. Por isso a sociedade precisa pressionar para o Congresso Nacional derrubar este veto”, sinaliza o coordenador de projetos da Força-PR, Sérgio Butka.
 
Auditoria Cidadã da Divida Pública
A Auditoria Cidadã da Dívida é uma instituição sem fins lucrativos e tem como objetivo investigar o endividamento público brasileiro para promover uma auditoria que se denomina cidadã, exatamente pelo fato de estar sendo realizada por cidadãos e para os cidadãos.
Ela visa dissecar o processo de endividamento do País e buscar a verdadeira natureza dessa dívida pública que tem absorvido a parte mais relevante dos recursos nacionais, enquanto faltam recursos para o atendimento aos Direito Sociais básicos de milhões de brasileiros que vivem na pobreza e miséria.
Saiba mais sobre a Auditoria Cidadã da Dívida no www.auditoriacidada.org.br.
 
Fórum da Dívida Pública
Para intensificar esta bandeira de luta, em setembro de 2015, a Força-PR realizou o “Fórum da Dívida Pública: Ralo do Nosso Dinheiro”. O debate contou com a participação da ex-auditora da Receita Federal e integrante do Comitê da Dívida Grega, Maria Lúcia Fatorelli que lidera a Auditoria Cidadã da Dívida. “As pessoas acreditam que dívida pública serve para financiar o estado  e não se apercebem que isso se transformou num grande negócio para o sistema financeiro.  O sistema da dívida se utiliza de mecanismos para transferir e desviar os recursos públicos  para o setor privado financeiro”, diz Fattorelli.

Saiba mais sobre o “Fórum da Dívida Pública” no www.fsindical.com.br.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.