Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Saúde e segurança: Diretoria plena do SMC debate melhorias no ambiente de trabalho

Ação é realizada no mês em que é lembrado o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, 28 de abril

Foco na saúde e segurança! Na manha deste sábado (2) a diretoria plena do SMC realizou na sede central debate direcionado para a melhoria no ambiente de trabalho da categoria metalúrgica da Grande Curitiba. Ação é realizada no mês em que é lembrado o Dia Mundial em Memória as Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, 28 de abril.
 
Os trabalhos iniciaram com a apresentação do Secretário Geral do SMC, Jamil Daviila. Ele destacou várias questões como organização no local de trabalho e trabalho decente, além de destacar a importância da qualificação, “Nós temos que buscar conhecimento para debater de igual para igual com os representantes da empresa na CIPA objetivando combater o trabalho precário”, frisou Jamil.

Logo após o médico do trabalho Zuher Handar apresentou o tema “Trabalho, sua transformação e o risco de precarização” que entre outros pontos, levantou a ética no trabalho. “Vivemos uma falta ética no trabalho na linha de produção e na preservação do meio ambiente. Esta ética precisa existir e ser um dos pilares da nossa sustentação”, sinalizou Zuher em relação aos diversos pontos negativos no mundo do trabalho, entre eles, a terceirização. Na sequencia, os diretores esclareceram várias dúvidas com Zuher a respeito da saúde e segurança.

Na parte final da reunião a diretoria plena preencheu um questionário do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do SMC com o intuito de saber quais as ações que a empresa de cada delegado sindical tem na área de Saúde e Meio Ambiente de Trabalho. Entre os tópicos do questionário estão, funcionamento da CIPA, avaliação de riscos e plano de prevenção. Após o preenchimento, os dados serão consolidados para definir ações estratégicas para avançar na luta por melhores condições de trabalho.

“Este trabalho é muito importante para disseminarmos o trabalho decente nas indústrias. Se você for analisar o número de acidente de trabalho vai ver que é um verdadeiro desastre e não é discutido de forma ampla na sociedade. Então o Sindicato convocou toda a diretoria para melhorar a representação na base com o plano de trabalho para diminuir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho”, analisou o diretor do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, Osvaldo Silveira.
 
“Ações deste tipo nos ajudam a mapear quais são os problemas da categoria no ambiente de trabalho, além é claro de qualificar cada vez mais a diretoria  e os delegados para que eles possam ter condições de exercer uma representação de qualidade dentro das fábricas, sabendo debater e propor medidas que venham beneficiar os trabalhadores”, destacou o presidente do SMC, Sérgio Butka.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.