Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

1º de maio: 130 anos de resistência e luta pelos direitos dos trabalhadores

O 1º de Maio, o Dia do Trabalhador, em 2016 é especial. A data histórica completa 130 anos e serve para lembrar as lutas realizadas, celebrar as conquistas alcançadas e relembrar todos aqueles que se sacrificaram pelos nossos direitos  e para unir os trabalhadores do mundo inteiro contra os ataques infligidos pela direita e pelo patronal contra a classe trabalhadora. 

“É preciso que os mais jovens saibam que todos os direitos que gozam hoje, não vieram de graça, mas foram conquistados a custa de muita luta e sacrifício. É preciso que saibam que se não fosse a coragem e o espírito de união e organização dos trabalhadores de antigamente ainda hoje estaríamos trabalhando 18 horas por dia, sendo explorados em troca de um salário de fome e sem direitos básicos como o descanso semanal, férias, vale transporte e refeição, entre outros”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.

História de luta e sangue
O 1º de Maio é uma história de luta, marcada por sangue e sacrifício. Há 130 anos atrás, cansados de jornadas exaustivas de trabalho de até 18 horas por dia, baixíssimos salários e a falta de direitos básicos como férias, alimentação  e segurança, trabalhadores da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, iniciaram uma grande greve geral para exigir melhores condições de trabalho.

Dois dias depois, no dia 04 de maio, em uma manifestação na praça Haymarket uma bomba explodiu matando e ferindo dezenas de pessoas, entre policiais e trabalhadores. A explosão de tal bomba provocou o revide dos policias com tiros a esmoa sobre os manifestantes. Outras dezenas de trabalhadores  morreram na mesma praça. Outros oito trabalhadores, considerados lideres do movimento grevista foram condenados à morte por desobediência. Todos foram enforcados e ficaram conhecidos como os mártires de Chicago.

Instituição do Dia do Trabalho
No dia 1º de Maio de 1899, a Internacional Socialista, formada por sindicatos e movimentos de trabalhadores do mundo inteiro, se reuniu na França e decidiu decretar o 1º de Maio como o Dia do Trabalhador, em homenagem aos mortos de Chicago. Ao longo dos anos, o 1º de Maio passou a ser um símbolo de luta e resistência dos trabalhadores. Dessa forma, neste dia, trabalhadores do mundo inteiro se reúnem para lembrar a necessidade da luta solidária em prol de um mundo menos desigual e melhor.

1º de Maio no Brasil
No Brasil, no final do século XXI e começo do século passado, as organizações de trabalhadores começam a fortalecer sua organização por melhores condições do trabalho com greves, mobilizações e a comemoração do 1º de Maio de forma não oficial.

Em 1924, o dia 1º de maio foi decretado data oficial nacional pelo presidente Artur Bernardes. Desde então, o 1º de Maio tem sido uma data central para que a Classe Trabalhadora concentre suas lutas e reivindicações por melhores condições de trabalho e salário, seja comemorando conquistas  ou fazendo protestos por mais direitos. 

1º de Maio Solidário da Força Paraná: Contra a intolerância e a retirada de direitos
Nesse ano, o 1º de Maio Solidário da Força Paraná concentra sua luta contra intolerância e a retirada de direitos no Brasil. Os discursos e o radicalismo político e ideológico, fomentado principalmente através das redes sociais, está causando um verdadeiro caos no país, fazendo com que ninguém se entenda sobre os rumos necessários para tirar o país da crise em que se encontra.  Sem diálogo, quem perde é a democracia e todos os brasileiros.   Apesar das divergências de visões de mundo, é preciso ter civilidade para sabermos construir o Brasil que todos queremos para nossos filhos e netos: democrático, com paz e com respeito.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS DO 1º DE MAIO SOLIDÁRIO DA FORÇA PARANÁ

Conheça fatos importantes do 1º de Maio
- 1º de Maio de 1886: Trabalhadores realizam uma greve geral em Chicago (EUA) por melhores condições de trabalho. O movimento é reprimido com violência. Oitos trabalhadores são condenados à morte e enforcados.

-1º de Maio de 1889: A Segunda Internacional Socialista, formada por trabalhadores operários de vários países, se reúne na França e decide decretar o 1º de Maio como o Dia do Trabalhador e de luta por mais direitos, em homenagem aos mortos de Chicago.

- 1º de Maio de 1924: o presidente Artur Bernardes, decreta o 1º de Maio como data oficial no Brasil

- 1º de maio de 1940:  No Brasil, depois de muita luta do movimento operário o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, como base para o pagamento dos trabalhadores.  
 
- 1º de maio de 1943: É criada por Getúlio Vargas a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garante aos trabalhadores  direitos como carteira de trabalho, férias, o direito ao repouso semanal, jornada de oito horas, entre outros.

- 1º de maio de 1980: Trabalhadores metalúrgicos desafiam a ditadura militar e dão início a uma grande greve contra os baixos salários e as proibições do regime. O movimento se transforma num grande protesto contra a ditadura.






 

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.