Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

SMC intensifica debate do 3º Encontro Internacional de Trabalhadores em Montadoras

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) participou do 3º Encontro Internacional de Trabalhadores em Montadoras realizado em Resende, no Rio de Janeiro. O debate realizado nos dias 11 e 12 de maio contou com a participação de quase 100 sindicalistas metalúrgicos de várias regiões o país.  Representaram o SMC os diretores Leandro Guerra (Volvo), Marco Antônio da Silva, Osmar Gruber, Daniel Camargo, Claudio Gunha (Volkswagen), Eluir Marcio Romero, Ezequiel Romão Pereira e Irineu Carvalho da Cruz (Renault).

O objetivo foi discutir os acordos automotivos internacionais em vigor e as estratégias de organização dos trabalhadores pelo mundo. Outros temas em destaque nos dois dias de debates foram Previdência, Saúde e Segurança dos trabalhadores; Cenário atual e perspectiva para produção e venda de veículos; Avanços e limites do programa Inovar-auto; Panorama dos Acordos Automotivos Internacionais em vigor; e relatos sobre as lutas da UAW na organização sindical e em defesa dos direitos dos trabalhadores.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Miguel Torres destacou a importância do programa de Renovação da Frota de Veículos (Sustentabilidade Veicular) no Brasil. A proposta foi aprovada em Seminário do Setor Metalúrgico da CNTM em novembro do ano passado e já é defendida abertamente por diversas entidades sindicais e do setor produtivo, pois contribuirá para a retomada da produção e de geração de emprego.

“Esta proposta já foi experimentada com sucesso em outros países e tem tudo para dar certo aqui também. Para tirar o Brasil da recessão, o governo federal precisa colocar em prática propostas como esta, beneficiando toda a sociedade brasileira”, ressaltou Miguel Torres. “Vale destacar que um emprego criado em uma montadora pode abrir outros 18 em toda a cadeia produtiva, desde a extração do minério até autopeças e reciclagem”, completou.

O encontro também teve a participação internacional da United Auto Workers (UAW), representada por Kristyne Peter e Richard Bensinger, respectivamente diretora de Relações Internacionais e diretor de Organização Sindical e Estratégias da entidade.

Para Richard Bensiger, foi uma reunião introspectiva, onde os sindicatos olharam para si mesmos discutindo como podem ter mais membros e serem mais participativos. “Isso é muito saudável e todas as organizações deveriam fazer. O Brasil tem os melhores sindicatos do mundo, com ações mais coletivas e protestos. Esse sentimento de coletividade e comunidade nos inspira”, afirmou o representante do sindicalismo norte-americano.

Fonte: SMC com Força Sindical do Rio de Janeiro

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.