Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Acordo garantirá emprego para trabalhadores na Renault

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e a montadora Renault do Brasil S/A assinaram nesta terça-feira (23) um protocolo de intenções que visa evitar a demissão de mil trabalhadores em janeiro de 2009. No documento, está registrada a disposição de formalizar o Acordo Coletivo que irá regularizar a suspensão dos contratos de trabalho como alternativa à dispensa.

O acordo definitivo irá acontecer somente após o retorno dos trabalhadores das férias coletivas, no dia 05 de janeiro. O objetivo da negociação é evitar a demissão de mil trabalhadores. Se o protocolo de intenções for aprovado na assembléia do dia 05 de janeiro, os trabalhadores que seriam demitidos terão seus contratos suspensos durante cinco meses, conforme artigo 476 da CLT, com a garantia dos valores salariais de recebem mensalmente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Sérgio Butka, esta foi a alternativa encontrada para evitar mil demissões em uma única empresa, sem precisar fazer redução salarial. “Neste momento queremos evitar demissões ou redução salarial, pois isso fará com que se diminua o poder de compra dos trabalhadores e consequentemente a manutenção de empregos”.

O Sindicato pretende negociar com todas as empresas que se encontrem comprovadamente na mesma situação da Renault. “A alternativa da suspensão de contratos será aceita pelo Sindicato, porém não negociaremos redução de salários ou qualquer outra opção que possa vir a prejudicar os direitos dos trabalhadores”, ressaltou Butka.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.